Teresina está entre as melhores cidades para morar no Brasil. É o que revela um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que classifica as cidades brasileiras com os melhores índices de qualidade de vida.
O ranking é elaborado exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde; e leva em consideração três indicadores: emprego e renda, educação e saúde. A avaliação dos municípios varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento e posição no ranking.
No total, 5.471 municípios foram analisados. A partir desse estudo, a Revista Bula elaborou uma lista que reúne as 27 melhores cidades para se viver no Brasil, considerando a melhor de cada estado. Entre elas, destacam-se Louveira, em São Paulo, a primeira na classificação estadual e nacional; e Vale Real, no Rio Grande do Sul.
Já Teresina ficou na quarta posição entre as melhores capitais brasileiras. Apesar de ser a única capital do Nordeste que não é litorânea do Nordeste, Teresina tem muitos outros atrativos para a população.
No ranking da Firjan, a cidade obteve bons índices em educação, renda e saúde, ficando na 186ª posição, a quarta melhor colocação entre as capitais brasileiras. Teresina também é considerada um local de inovação e figura entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil, de acordo com a revista “Exame”. A capital possui aproximadamente 812 mil habitantes.
Veja a lista das 27 melhores cidades para morar no Brasil:
- 1 — Louveira, São Paulo
- 2 — Vale Real, Rio Grande do Sul
- 3 — Apucarana, Paraná
- 4 — Concórdia, Santa Catarina
- 5 — Patos de Minas, Minas Gerais
- 6 — Chapadão do Céu, Goiás
- 7 — Eusébio, Ceará
- 8 — Aracruz, Espírito Santo
- 9 — São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul
- 10 — Lucas do Rio Verde, Mato Grosso
- 11 — Teresina, Piauí
- 12 — Itaperuna, Rio de Janeiro
- 13 — Palmas, Tocantins
- 14 — São Bento do Norte, Rio Grande do Norte
- 15 — Caruaru, Pernambuco
- 16 — Brasília, Distrito Federal
- 17 — Luís Eduardo Magalhães, Bahia
- 18 — João Pessoa, Paraíba
- 19 — Coruripe, Alagoas
- 20 — Ji-Paraná, Rondônia
- 21 — Boa Vista, Roraima
- 22 — São Luís, Maranhão
- 23 — Parauapebas, Pará
- 24 — Rio Branco, Acre
- 25 — Aracaju, Sergipe
- 26 — Manaus, Amazonas
- 27 — Macapá, Amapá
Fonte: Revista Bula