Uma menina de 10 anos é a sensação da Grã-Bretanha no skate e a deve ser a grande aposta da equipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Sky Brown é a mais jovem skatista profissional no mundo e uma das cinco atletas indicados pelo Skateboard do Reino Unido para receber financiamento especial no período que antecede a Olimpíada.
Se a Sky se qualificar para Tóquio, ela terá 12 anos e 15 dias quando a competição de skate começar no Japão. Isso a faria bater o recorde estabelecido pela nadadora Margery Hinton, que tinha 13 anos e 14 dias nas Olimpíadas de 1928, em Amsterdã. Ela precisará ser classificada entre as 20 melhores do mundo para competir em Tóquio.
Nascida no Japão, a menina tem pai britânico e mãe japonesa. Ela se tornou a mais jovem atleta patrocinada pela, quando tinha apenas aos oito anos.
“Estou realmente ansiosa para ter a chance de me qualificar para os Jogos Olímpicos. Embora eu goste de andar de skate porque é divertido, seria muito legal competir na cidade onde nasci”, disse ao jornal britânico “Daily Mail”.
Até o ano passado, Sky havia indicado que queria competir pelo Japão, mas agora mudou de ideia e decidiu competir pela Grã-Bretanha. O pai dela, Stu, ficou feliz com a decisão da filha.
“Você tem uma garotinha e quer envolvê-la em uma lã. Mas o skate foi o único brinquedo que ela continuou gostando. Ela costumava ser constantemente queimada por meninos mais velhos e homens adultos. Mas, em vez de recuar, acabou se fortalecendo e está em missão”, disse.

O skate fará sua estreia olímpica em Tóquio, onde o esporte será dividido entre duas disciplinas – park e street. Sky compete na modalidade park, com Alex Decunha, Sam Beckett, Jordan Thackeray e Alex Hallford, ela receberá apoio do UK Sport’s Aspiration Fund. O fundo foi criado para ajudar os atletas em esportes que não fazem parte do programa World-Class Performance.
Fonte:Jornalextra