Com o propósito de promover um espaço de discussão pedagógica, proporcionar a troca de experiências entre os professores e fortalecer e difundir seu próprio modelo de ensino, a Estácio – associada da Aberje – realizou a 10ª edição do Fórum Docente O evento contou com a presença de 400 pessoas, entre professores, coordenadores de curso e profissionais da área corporativa, além de 4.700 docentes das unidades nacionais que fazem parte do Grupo Estácio, que participarão por meio de conferência. O evento foi transmitido para todas as Unidades.
Durante o encontro nacional, foi realizado o painel Educação em Transformação, que recebeu os participantes Flávio Murilo, diretor Acadêmico da EAD; Adriano Pistore, vice-presidente de Operações Presenciais; Hudson Mello, vice-presidente de Ensino e Henrique Sartori, chanceler da Estácio. Os convidados discutiram estratégias adotadas pelas áreas de Ensino, Educação a Distância, Operações e Gente & Gestão perante ao acelerado processo de transformação das demandas sociais e ao papel da Educação Superior. Fabio José Garcia dos Reis, colaborador do Instituto Expertise de Educação e do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), ministrou a palestra “Repensar a docência frente à inovação, à aprendizagem e às metodologias ativas”, propondo a reflexão sobre o papel do professor.
Para garantir a interação e a troca de experiências entre os professores da Estácio, sete cases de sucesso foram apresentados. São eles: “A vivência de construção da edificação no processo de projeto” por Luiz Felipe Dutra Caldeira, da área de Economia Criativa, curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio de Petrópolis (Região Serrana do Rio); “Aprendendo com alegria através da arte” por Vanessa Novaes Barros, da área de Saúde, cursos Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Biologia da Estácio Castanhal; “Basta de violência contra as mulheres” por Veranice Mello da Frota, da área de Ciências Jurídicas da Estácio Constantino Nery; “Inteligência artificial” por Paulo Alves Gonçalves, da área de Engenharia da Estácio João Pessoa; “Passa ou repassa, o uso da gamificação com a aplicação de exercícios por sorteio” por Edinilson da Sila Vida, da área de TI, curso Sistemas de Informação da Estácio Florianópolis; “Metodologia da Aprendizagem baseada em times” por Gisele Américo Soares, da área de Educação, cursos Pedagogia, Engenharia e Psicologia da Estácio Resende; e “Construindo conhecimentos de Contabilidade”, por Stephanie Kalynka Rocha Silveira, da área de Gestão, curso Ciências Contábeis da Estácio São José.
O 10º Fórum Docente foi dividido em dois momentos: Fórum Nacional online em que a programação foi transmitida ao vivo para todo o Brasil e o Fórum Regional presencial nos campi da Estácio, que preparam diferentes atividades que incluem desde palestras até oficinas sobre práticas pedagógicas.
— O Fórum Docente é uma excelente oportunidade para conhecermos ainda mais nossos grandes cases internos e levar conhecimento e melhorias para todas as Unidades do Brasil. Sem dúvida foi um dia de aprendizado e troca de informações, sendo muito importante e bem-vinda a participação de todos os nossos docentes — afirma Eduardo Parente, presidente da Estácio.