Em primeiro lugar: carro zero-quilômetro ou seminovo não é investimento. A aquisição de veículos nestas condições implica, salvo raríssimas exceções, em perdas financeiras.
O que varia, dependendo do nicho ou do veículo, é o percentual de desvalorização. Seus hábitos ou preferências no ato da compra também são levados em conta, como a manutenção preventiva do veículo, a sua quilometragem e até os equipamentos de série.
Além disso, uma pesquisa anual da Agência Autoinforme em parceria com a empresa Textofinal considera os 110 modelos 0-km mais vendidos, entre 24 marcas, para eleger quais deles mais menos desvalorizaram no período de um ano.
A depreciação baseia-se no tamanho do carro, marca, rede de revendedores, cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, segmento, origem, e até na aceitação daquele carro específico no mercado.

CHEVROLET PRISMA (FOTO: )
A comparação considera o preço praticado do carro zero-km em agosto de 2017 e o preço do mesmo carro doze meses depois. Os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses foram eliminados para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.
Este ano, o Jeep Compass (SUV compacto) foi o campeão geral com 7,3% de desvalorização. O SUV foi seguido de perto pelo segundo colocado, o Chevrolet Prisma (sedã de entrada) que alcançou o índice de 7,8%. Em terceiro lugar ficou o Honda City (sedã compacto), com 8,3%.
Confira abaixo os 18 carros com melhor valor de revenda, cada um em sua categoria, no período de um ano. Os números são sempre negativos, e indicam um percentual em relação ao valor de tabela do modelo novo.
Jeep Compass (SUV compacto – 7,3%)
Chevrolet Prisma (Sedã Entrada – 7,8%)
Honda City (Sedã Compacto – 8,3%)
Renault Kwid (Entrada – 8,4%)
Hyundai Creta (SUV Entrada – 8,9%)
Chevrolet Onix (Hatch Compacto – 9,3%)
Toyota Corolla (Sedã Médio – 10%)
Volkswagen Saveiro (Picape Pequena – 10,1%)
Honda Fit (Minivan/Monovolume – 10,4%)
Toyota Hilux (Picape Média – 10,9%)
Volkswagen Golf (Hatch Médio – 11,0%)
Toyota SW4 (SUV Grande – 11,1%)
Mini Cooper (Hatch Premium – 11,2%)
Fiat Toro (Picape Compacta – 11,6%)
Volkswagen Golf Variant (Perua – 12%)
Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 12,7%)
Volvo XC60 (SUV Médio – 12,7%)
Ford Fusion (Sedã Grande – 14,5%)

HONDA CITY PASSOU POR SUA PRIMEIRA REESTILIZAÇÃO (FOTO: LEO SPOSITO/AUTOESPORTE)