Pode fazer a festa, torcedor tricolor! Dois anos depois e após o vice de 2018, o River-PI voltou a soltar o grito de campeão estadual. O título do Piauiense 2019 veio em cima do Altos, algoz da temporada passada, e dentro do estádio Albertão, tomado nas cores do time. Gostinho mais que especial, hein?! Na decisão, o time de Flávio Araújo fez um duelo objetivo: levou pressão, mas soube ser muito eficiente: fez 3 a 0 com Cris Maranhense, Bismarck e Eduardo. Na ida, o Galo havia vencido por 3 a 2. É uma taça indiscutível!
A campanha do River-PI alcançou 11 jogos de invencibilidade – nove vitórias e dois empates. Dos 14 jogos do Piauiense, o time só perdeu apenas um, o 1 a 0 para o 4 de Julho. O time teve a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos. E o melhor ataque: 23 gols. Com Flávio Araújo, que chegou depois da terceira rodada, o time embalou e caminho firme, sem turbulências, para o título.
Aos 38 anos de idade e com o anúncio da aposentadoria quase lá, o atacante Eduardo foi o artilheiro da edição 2019. O atacante do River-PI marcou oito gols, o último na decisão.
Com o título, o River-PI garante a entrada na fase de grupos da Copa do Nordeste 2020. O Galo volta à competição depois de dois anos fora. O Altos, vice-campeão, participa do pré-Nordestão, a seletiva do regional, que acontece dias 1º e 8º de maio. Galo e Jacaré estão na Copa do Brasil 2020 e na Série D do Brasileiro do próximo ano (se não conseguirem o acesso à Série C neste ano).
O River-PI teve sorte e competência no jogo da volta, no Albertão. Sorte: logo aos 8 teve uma bola carimbada na trave em chutaço de Wesley – que já até comemorava. Competência: soube resistir com uma defesa exemplar a pressão do Altos, que passou a ganhar todas as segundas bolas. Competência: no primeiro escanteio, marcou, aos 23, com Cris depois de saída esquisita de Fernando Henrique. Sorte: viu Raphael Freitas e Manoel perder gols que pareciam feitos. Competência: aos 42, fez o segundo com Bismarck. Com o 5 a 2 no placar agregado, o segundo tempo foi para cumprir mesmo o protocolo. Dos Santos, aos 3, foi expulso. Ainda teve tempo para o terceiro, de Eduardo.
River-PI e Altos continuam a temporada. Agora, os dois times disputam a Série D do Campeonato Brasileiro, que começa dia 5 de maio. O Galo está no Grupo A4: Bragantino-PA, Floresta-CE e Santa Cruz-RN. O Jacaré está no Grupo A5: Maranhão, Atlético-CE e Central-PE.
Fonte: GEPI