Para facilitar o ensino do conteúdo nas disciplinas de matemática e ciências, os professores da Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão estão explorando cada vez mais o ambiente escolar para além da sala de aula em busca de fugir da rotina e levar mais significado para os conteúdos ensinados. A estratégia vem mantendo os alunos mais interessados e melhorando os resultados.
Segundo Maria do Perpétuo Socorro Carvalho da Silva, diretora da escola, o objetivo é preparar os estudantes para reproduzir na prática o que está sendo estudado em sala de aula. “Sabemos que as crianças aprendem de forma mais significativa quando podem aliar as teorias à prática, então, resolvemos tornar as aulas mais divertidas, trazendo o conteúdo para um formato que elas possam ver, sentir e tocar”, explica.
Para estudar sobre erupção vulcânica, os alunos do 6º ano tiveram uma aula de ciências diferente. O grupo construiu um mini vulcão de argila, recheado com vinagre, corante e bicarbonato de sódio, mistura caseira que leva à erupção. O experimento é um dos mais famosos nas feiras de ciências e costuma prender a atenção dos estudantes. Além de simples e fácil de construir, o vulcão serve para mostrar aos alunos a dinâmica de um grande fenômeno da natureza.
Através do Projeto Matematicando os estudantes também participaram de oficina sobre expressões algébricas, em um momento divertido e diferenciado, mostrando na prática uma forma diferente de aprender matemática.