O coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Assis Rocha, fez um alerta sobre a gravidade da estiagem que atinge o Piauí. Segundo ele, centenas de municípios já decretaram situação de emergência ou calamidade pública por conta da escassez de chuvas e esse número deve crescer nas próximas semanas.
“Esse ano é um ano difícil. Nós estamos com 129 municípios do estado do Piauí que já decretaram emergência e calamidade pública devido à estiagem e acredito que outros vão decretar, porque está só começando. Vários municípios já até cancelaram eventos culturais por força disso”, disse.
O coordenador explicou que, apesar da ocorrência de chuvas intensas em alguns períodos, elas foram irregulares e insuficientes para garantir a recarga dos reservatórios.
“Ano passado, choveu 950 milímetros na região de Picos, por exemplo. Este ano, foram cerca de 260 milímetros. Ou seja, 25% do volume do ano passado”, afirmou.
Com o agravamento da estiagem, a demanda por abastecimento com carro-pipa aumentou, especialmente no semiárido piauiense. “Nós vamos atravessar uma situação difícil, de calamidade. O período de estiagem está só começando”, alertou.
O Dnocs é responsável por 14 açudes no Piauí e dois no Maranhão, todos administrados a partir de Teresina. A autarquia intensificará o monitoramento dos reservatórios diante do cenário de crise hídrica.

Fonte cidadeverde.com