Alunos fazem acolhimento psicológico em parceria com a APREPI
Dentre tantos problemas, a pandemia afetou o relacionamento interpessoal e afetivo entre pacientes, familiares e profissionais da saúde, fazendo com que muitas pessoas passassem a sofrem psicologicamente e precisassem de um serviço de acolhimento. Para auxiliar nesta causa, a Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, e a Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (APREPI) firmaram parceria para o atendimento destes pacientes pela Clínica Escola de Saúde Integrada da Faculdade.
O sofrimento psíquico do paciente renal traz a necessidade de reflexão acerca do cuidado diário com o sujeito frente à dor. De acordo com o professor de Psicologia da Faculdade e coordenador da parceria, o psicanalista Dorinaldo Cintra Junior, essa reflexão promove ações de responsabilidade social, enfatizada na rotina dos estudantes de Psicologia.
“O projeto é uma porta de entrada para o cuidado em saúde mental, ao mesmo tempo que os estudantes enriquecem os seus currículos com a experiência em atuar dentro de uma situação de crise. Para isso, os alunos atendem os pacientes e familiares da APREPI por meio de dispositivos tecnológicos, mas de forma sempre humanizada”, comentou Cintra.
Iniciado em 2019, o projeto é conduzido com duas supervisões semanais, realizadas com todos os alunos participantes, que recebem suporte logístico e técnico da coordenadora do curso de Psicologia, Aline Meneses, e da vice-presidente da APREPI, Antônia Jocélia.
“Para desenvolver esse trabalho, contamos com a parceria da vice-presidente da associação que organiza a integração entre a comunidade, pacientes e familiares, como também da Clínica Escola de Saúde Integrada da unidade, sob orientação da professora Aline Meneses e minha [Dorinaldo]. As supervisões são orientadas pelo referencial teórico da Psicanálise e todas as ações são avaliadas ao final de cada semestre, para serem aperfeiçoadas. Isso fortalece nosso objetivo de termos futuros profissionais ainda mais capacitados”, finalizou Dorinaldo.
O acolhimento dos pacientes renais acontece por meio do recurso da telepsicologia (on-line), em caráter de plantão com orientação familiar, aconselhamento psicológico e escuta qualificada a situações de urgências subjetivas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de forma gratuita, mediante agendamento prévio pelo número (86) 3194.1819 e se identificar como paciente da APREPI.
