O prefeito Firmino Filho anunciou, durante viagem à Brasília, que Teresina será contemplada com a implantação do núcleo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), criado em 2013 e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) do Governo Federal.
O foco do programa é a implantação de núcleos de esportes recreativos e lazer por todo o país. No Brasil são mais de 690 núcleos, com 280,3 mil beneficiados em praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campos de futebol e clubes sociais.
Cerca de R$ 351 mil serão investidos em Teresina para custear as ações do programa, que vai ser implementando no Estação Cidadania Carlos Said, localizado na região do Vale do Gavião, zona Leste da capital. O projeto vai atender diretamente 300 pessoas.
A comunidade será beneficiada com ações culturais, artísticas, esportivas e de lazer, proporcionando qualidade de vida e saúde de forma democrática, além de desenvolver a formação de novas lideranças e gestores na própria região. Por meio do projeto, serão disponibilizados jogos de vôlei, basquete, handball, aulas de ginástica, tênis de mesa, futebol, gincanas, entre outros.
“Recebemos essa notícia com muito entusiasmo, pois ela só vem confirmar a política social que a Prefeitura vem buscando para o esporte e o lazer na nossa cidade, ampliando as atividades para as crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência”, declarou Francinélio Ribeiro, secretário executivo da Secretária Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
A ideia é que o projeto seja iniciado em janeiro e com 18 meses de execução. “Esse projeto tem o objetivo de promover a convivência social através da atividade física, do esporte e do lazer. O principal foco é democratizar o esporte e o lazer para a comunidade, além, é claro, de buscarmos um cuidado com a saúde”, finalizou.