PERTENCIMENTO
Antigamente os jogos da seleção brasileira, paravam o país.
Bares lotados para os espetáculos de futebol.
Atualmente, a seleção brasileira, corre o risco de pela primeira vez, não disputar uma Copa do Mundo.
Uma seleção “apagada”, sem um técnico vibrante e jogadores “estrelas” de times estrangeiros.
Enquanto os jogadores das demais seleções, cantam com fervor seus hinos nacionais, os brasileiros, nem sabem os significados das estrofes que tentam cantarem.
O ideal seria, se a convocação dos selecionados, levasse em conta o futebol praticado por atletas que jogam no futebol local (temos jogadores excelentes nos times das séries A,B,C).
Essas “estrelas” que jogam no exterior, só visam a fama e o dinheiro, pouco ligam para o pertencimento nacional.
Ou muda essa política de convocação, atendendo pedidos dos patrocinadores (a maioria estrangeiros) ou nunca mais teremos uma seleção vibrante, participando de competições internacionais.
NIVER
A diretora da CCOM Nicassia Penha aniversariou nesta quarta-feira(11) e recebeu o carinho de familiares e amigos, em destaque em homenagem dos amigos.


TV GUARÁ
Ontem (11), concedi entrevista (por telefone) e ao vivo à TV Guará, de Caxias, MA.
Sobre o projeto de mudança da bandeira do estado do Maranhão.
Que faz parte do projeto internacional “Nós Propomos”, que tem este mestre e cronista, como coordenador no estado timbira.
CAMPANHA
Em reuniao ontem(11) no bairro Cristo Reis acompanhando o candidato Eduardo Draga Alana, os amigos Mauro Paixão, George Lima, Paloma Ribeiro, Lucas Matos e Yara Freitas.

FORÇA JOVEM
O presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ricardo Rodrigues (PT), candidato à reeleição, com grande aceitação por parte da população caxiense, tanto das zonas urbana, como rural.
É campeão de votos, em função do trabalho que realiza junto às comunidades mais carentes e principalmente a juventude, assistida de projetos sociais, nas áreas de esportes e lazer.
É também, um grande articulador politico, na esfera federal, amigo do presidente Lula e estadual, do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.
É o único candidato à vereador de Caxias, que trás em sua propaganda política, um pedido de votos do presidente Lula.


RECEBI E COMENTO
O amigo gaúcho, Luís Touguinha, informando ao cronista, que solicitou junto aos cartórios de Rio Grande, sua cidade natal e de Teresina, onde mora sua filha, Maria Eduarda, certidões iguais, para transferir cidadania italiana à sua herdeira.
O cartório da cidade gaúcha de Rio Grande, cobrou R$ 88, 82.
Enquanto o de Teresina, faturou R$ 193,50.
Mais que o dobro, o cartório teresinense cobrou pelo mesmo documento, emitido pelo cartório gaúcho rio-grandense.
CAXIAS
Aniversaria hoje (12), a querida amiga, Roseane Oliveira, do corpo administrativo da UEMA, campus Caxias.

O QUE SE COMENTA
O projeto de mudança da bandeira do estado do Maranhão.
Proposto pelo acadêmico do curso de Geografia, Carlos Eduardo, UEMA, campus Caxias.
Com orientação deste mestre e cronista.
GAÚCHA
Nossos cumprimentos à gaúcha, Sissa Gayer, que aniversariou ontem (11), ganhando o carinho de amigos e familiares.
Sissa é mãe, do amigo do Pósgea (UFRGS), Carlos André Gayer Moreira.

CLIMA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pretende criar, junto ao Ministério do Meio Ambiente, a “Autoridade Climática”.
O objetivo da nova pasta, é combater o Aquecimento Global, através de políticas públicas, voltadas ao Meio Ambiente.
NOITE GREGA
O jornalista e promoter, Daniel Ribeiro, estará promovendo, na noite do próximo sábado (14), a “Noite do Brega”, no cruzamento das ruas Quintino Bocaiúva e Ceará, bairro Vila Operária, zona norte de Teresina.
Entre as atrações cantantes, Nayra Lima, a voz marcante do brega.
CELEBRIDADES
Aniversariam hoje (12), as celebridades: cantor Roger Moreira (68); atriz Malu Mader (58) e o ator Felipe Tito (38).

SEIS E MEIA
O projeto “Seis e Meia”, apresenta hoje (12), no Theatro 4 de Seyembro, a dupla romântica, Kátia e Biafra, que marcaram época, na década de 1980.
CHARGE DO IZÂNIO
O QUE ELES DIZEM
Notícias para a coluna pelo WhatsApp (86)99976-3136