A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), está implantando a 46ª horta comunitária da capital. O local escolhido fica na região do Grande Vale do Gavião.
O terreno onde será implantada a horta é de uso institucional. No passado, já funcionou como lixão, sofreu tentativas de invasão e também foi atingido por queimadas.
O superintendente de Desenvolvimento Rural, Francisco Duarte, destaca que a iniciativa contribui para a revitalização da área e o fomento à produção de alimentos de qualidade.
“Uma das grandes prioridades do nosso prefeito Silvio Mendes é a agricultura familiar. Estamos implantando a 46ª Horta Comunitária no Grande Vale do Gavião, em um terreno que é área institucional. Antigamente servia como lixão, houve várias tentativas de invasão e, como todo terreno abandonado, também foi atingido por queimadas. Estamos num período crítico dos meses “B-R-O Bró”, com alto risco de incêndios, focos por todos os lados. A SDR decidiu fazer a limpeza do terreno e implantar a horta comunitária, pensando no bem-estar dos moradores, na prevenção de queimadas e na promoção da qualidade de vida para os horticultores. Serão beneficiadas 23 famílias, gerando renda e emprego”, afirma.
Francisco Duarte destaca ainda que os alimentos produzidos nas hortas comunitárias são livres de agrotóxicos e parte deles é destinada à merenda escolar.
“É importante ressaltar que todos os produtos cultivados nas hortas comunitárias são livres de agrotóxicos. Estamos desenvolvendo o projeto de agricultura orgânica, o que garante qualidade aos produtos e agrega maior valor. Esses alimentos são comercializados em feiras e também distribuídos na merenda escolar, oferecendo às nossas crianças uma alimentação mais saudável. A 46ª Horta Comunitária da Prefeitura está sendo implantada na Zona Leste, na região do Grande Vale do Gavião, que vem se desenvolvendo rapidamente”, finaliza.
Atualmente, Teresina conta com 45 hortas comunitárias mantidas pela Prefeitura, por meio da SDR. A Superintendência fornece equipamentos e apoio técnico para que as comunidades possam produzir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
