Na manhã desta terça-feira (28/06) ocorreu a sessão première do longa-metragem piauiense Terra Querida, no Cinema Teresina. O evento lotou duas salas exclusivas para a apresentação.
O filme gira em torno de pessoas de vilarejos que vivenciaram a Batalha do Jenipapo. As cenas retratam as experiências daqueles que tiverem envolvimento em um dos momentos mais importantes da história colonial do Brasil.
“O filme conta sobre a história dos Silvas e como a batalha influenciou a vida deles. Eles nunca tiveram a intenção de estar na guerra, mas a guerra chegou até eles. Hoje ninguém sabe o nome das pessoas que morreram na batalha e nós queremos contar a história deles, que morreram em nome dos grandes interesses”, disse Franklin Pires, diretor e ator do filme.
Após a pré-estreia, o filme agora será aprimorado em sua edição final das imagens e voltará as telas em 2023, quando será exibido em salas de cinema, em eventos no interior do Piauí e também participará de festivais de cinema nacional e internacional.
“Vamos levar este filme para todo o interior do Piauí, para o povo. O filme foi feito para o povo. Em seguida vamos nos inscrever para todos os festivais nacionais e internacionais. Minha meta é o Oscar!”, afirma o diretor.
O longa-metragem possui apoio do Governo do Estado, através do SIEC. O deputado estadual, Fábio Novo (PT), esteve na pré-estreia do longa que, segundo ele, aponta um grande avanço cultural para o Piauí.
“Amei a proposta de mostrar o outro lado da Batalha do Jenipapo que ninguém até agora mostrou. Estou muito feliz desse projeto estar acontecendo no momento em que estamos abrindo as comemorações até o próximo ano da comemoração dos 200 anos de adesão do Piauí na Independência do Brasil”, disse.
Ficha técnica
O elenco principal é formado por Franklin Pires, Kelly Campelo, Lucas Nunes, Lua de Luz, Joara Nascimento, Marcus Vinicius Tube e Edmar Varão.
A direção e roteiro de Franklin Pires; a direção de fotografia é de Eduardo Crispim. A direção de arte é de Lucas Nunes e Rosa Borges.