Na tarde deste sábado (30/07), o partido União Brasil (UB) homologou o nome de Sílvio Mendes como candidato ao Governo do Piauí, tendo como sua vice a deputada federal Iracema Portella (Progressistas). A convenção foi realizada no Theresina Hall, zona Leste de Teresina, que na ocasião também foi homologada candidatura do ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas) ao Senado Federal. Na oportunidade também foram homologadas as candidaturas proporcionais que compõem a base oposicionista.
Encabeçado pelo ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, a coligação é formada ao todo por sete partidos, são eles: União Brasil, Progressistas, PSDB, Cidadania, PDT, Avante e PTB.
No início do seu discurso, Sílvio Mendes agradeceu à presença dos aliados políticos e de outras lideranças no evento que marcou seu nome como candidato ao Governo. Mendes relatou que o Piauí era um dos estados mais ricos do Brasil e que hoje está no fim da fila.
“Agradeço aos sete partidos que pensam diferente, mas convergem num único propósito que é mudar o Piauí. Deus não condenou o Piauí a conviver com tantas dificuldades, ele já foi o quarto estado mais rico do Brasil e hoje disputa o fim da fila. E nós haveremos de consertar esse rumo”, disse.
Sílvio Mendes elencou diversas dificuldades que, para ele, o estado passa atualmente. Ele citou setores como educação, segurança e frisou na saúde estadual, que, caso sejam escolhidos, prometeu que vai funcionar em sua plenitude.
“Se formos escolhidos, assim como parece, vamos cuidar dos piauienses. É essa a nossa missão, a maior de todas, e nós temos pressa, não dá para esperar. E que alternativa e que caminhos são esses? É um caminho que faça a saúde cuidar, diminuir os tormentos, sarar feridas, seja no corpo ou seja na alma, essa saúde vai funcionar, prometo à vocês […]. Portanto, minhas irmãs e irmãos do meu Piauí, o compromisso é de honrar a palavra, cumprir compromissos, não enganar e não roubar”, enfatizou.
O candidato ao Senado, Joel Rodrigues, iniciou sua fala cantando uma música gospel e argumentou que é “urgente” a hora de mudança na gestão publica estadual para melhoria das condições dos piauienses.
“As pessoas não aguentam mais esperar e é por isso que aqui estamos, porque a hora é agora. Não dá para esperar para amanhã, para o próximo ano, para a eleição daqui a quatro anos. É urgente melhorar a vida das pessoas. É urgente dar comida para quem tem fome, água para quem ter sede, casa para quem não tem onde morar. A hora é a agora da verdadeira mudança”, relatou.

Iracema Portella, vice na chapa com Sílvio Mendes ao Governo do Estado, destacou a trajetória de Sílvio na gestão da Prefeitura de Teresina. Para ela o maior legado do candidato ao Governo na capital foi a educação do Piauí, tendo sido destaque nacional.
“O doutor Sílvio Mendes saiu da prefeitura de Teresina com 92% de aprovação. Ele fez uma verdadeira revolução aqui na Saúde, na Mobilidade Urbana, mas, principalmente, na Educação, porque o maior legado dele foi transformar a Educação da nossa capital na melhor Educação do Brasil dentre as capitais brasileiras”, elogiou.
O grupo da oposição intitulado como “Muda Piauí” lançou vários candidatos proporcionais, para os cargos de deputado estadual e federal, além da chapa majoritária, que tem Sílvio Mendes como candidato ao Governo, Iracema Portella como vice, Joel Rodrigues candidato ao Senado, Charles Silveira e a ex-deputada Belê Medeiros, como primeiro e segunda suplente, respectivamente.