A Prefeitura Municipal de Teresina vem realizando diversas ações para que as crianças estejam frequentando as escolas. Para isso, realiza uma série de investimentos em estrutura, qualificação e adesões a diversos programas que venham somar na melhoraria da educação para crianças e adolescentes.
Para garantir que nenhuma criança, ou adolescente, fique fora da escola, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.
Para a execução do projeto, representantes de diferentes áreas, como; Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento, se unem para que dentro de uma mesma plataforma, cada pessoa ou grupo tenha um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.
Segundo Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando na SEMEC a intenção do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. Em Teresina estaremos trabalhando para garantir que nenhuma crianças ou adolescente fique fora do ambiente escolar”, destaca.
Nesta terça-feira (12) representantes de diversas áreas estiveram reunidos no Centro de Formação Professor Odilon Nunes para discutirem, planejarem e iniciarem as ações em buscas dessas crianças e adolescentes que por algum motivo não esteja frequentando a escola.
O prefeito Firmino Filho esteve presente durante o evento e reforçou o compromisso em apoiar todos os programas que venha a garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão da educação básica na idade certa a todas as crianças e todos os adolescentes da cidade. “É de grande importância esse trabalho que esta sendo realizando em conjunto das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento para mapear e identificar as crianças e jovens que estão fora ou em risco de evasão escolar e criar subsídios e estratégias para a inclusão escolar. Temos que garantir que nenhuma criança ou adolescente teresinense fique fora da escola”, finaliza.