Nesta quarta-feira, 09, data oficial do aniversário do município, a programação iniciou com ato cívico e a missa em ação de graças.
Ato cívico
O ato cívico em frente à sede do Poder Executivo contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dirigentes escolares, estudantes e a população em geral.
As bandeiras de Santo Antônio de Lisboa, do Brasil, e do Piauí, foram hasteadas, respectivamente, pelo prefeito Erivaldo Lopes, tenente André – comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar com sede no município -, e pelo presidente da Câmara Municipal, Fábio Licínio.
O prefeito Erivaldo Lopes destacou sobre a data festiva, frisando nas atividades realizadas e a expectativa de mais avanços e crescimento para o município.
“Primeiramente eu quero ressaltar o tema do nosso aniversário de 61 anos – Vidas, vitórias e memórias -. E é exatamente isso que a gente está buscando: resgatar no nosso município, as memórias passadas e as perspectivas de vidas melhores para o futuro. O sentimento hoje é de muita alegria, satisfação e agradecimento à nossa população de Santo Antônio de Lisboa que tem aderido, tem comparecido aos nossos eventos em massa. O sentimento é de dever cumprido, com a força e a resiliência de continuar lutando e trabalhando pelo nosso município nos próximos quatro anos”, finalizou.
O vice-prefeito Giovan Sousa expressou a alegria pela festividade e reafirmou o compromisso da gestão em continuar trabalhando.
“Para esses 61 anos de emancipação política, nós preparamos todo um calendário de festividade e principalmente de participação de toda a população. Nós estamos com três meses de gestão e temos demonstrado que estamos trabalhando e cuidando de gente, presente no dia a dia, presente em todos os setores da sociedade. É um dia de grande alegria, e a noite continua com uma grande festa. Eu quero convidar todos para que possam participar. Deixo uma mensagem de alegria a todos que é determinação, trabalho e principalmente inclusão. A nossa gestão será pautada pela inclusão das crianças, inclusão de toda a sociedade e inclusão principalmente para as pessoas de mais idade”, concluiu.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Fábio Licínio, falou sobre o que representada a data de 09 de abril.
“Esse momento é de agradecer a Deus. Cada dia que passa no nosso município nesses 90 dias da gestão de Erivaldo marcada por serviço prestado e muito trabalho pelo município. Esse ato cívico é um momento marcante para nós, onde reforça o patriotismo e comemoramos mais um ano de Santo Antônio de Lisboa”, afirmou.
Missa em ação de graças
A missa em ação de graças foi celebrada pelo padre Francisco Régis, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Padre Régis é pároco local. O sacerdote mencionou a localidade Rodeador que antecedeu o nome do município de Santo Antônio de Lisboa e destacou que o santo já era cultuado pelos moradores na época.
“O dia 09 de abril é verdadeiramente uma data comemorativa e como o próprio nome do município que nos coloca diante do Santo da Igreja, Santo Antônio, que inclusive padroa esse município, nós rendemos graças a Deus por estes 61 anos de emancipação política, mas porque antes dessa emancipação, há 88 anos, o povo do antigo Rodeador já se organizava. Então nós temos na igreja católica como este marco que representa não somente a religiosidade, mas a organização deste povo querido”, ressaltou.
A cerimônia foi marcada também pela apresentação dos símbolos da cultura do município. O momento foi dirigido por Edileuza Lopes. Foram conduzidos até o altar, a bandeira do município, o mapa territorial, o hino municipal, o caju e seus derivados e outros cultivares, e o santo terço que simboliza a fé do povo santo-antoense.
As festividades prosseguem durante a tarde com a sessão na Câmara de Vereadores. A solenidade será marcada por homenagens ao tenente André, ao desembargador Costa Neto e ao secretário de estado da Segurança Pública, Chico Lucas.
À noite, sobem ao palco a partir das 21h, as bandas Xenhenhem, Brasas do Forró, Seu Desejo, Edu Safadão, Danilo Pisadinha e Mailson Show.
Fonte Cidades ne Net