Durante o lançamento da 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na manhã desta terça-feira (14), o governador Rafael Fonteles (PT) citou o estímulo da industrialização do Piauí como um dos impactos da nova edição de uma das maiores feiras agropecuárias da região Nordeste, programada para ocorrer de 3 a 10 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, BR-343, em Teresina.
Segundo o governador, o estado está prestes a iniciar um processo de fortalecimento da industrialização no setor agropecuário, com a implantação de frigoríficos e usinas de biocombustíveis. A valorização do potencial agropecuário e o aumento da geração de renda como consequência desses avanços foram destacados durante seu pronunciamento.
“O Piauí está cada vez mais descoberto nesse potencial agropecuário, e nossa grande vontade agora é passarmos por um período de agregação de valor. Tanto na produção de grãos quanto na pecuária, é crucial entrarmos nessa fase de industrialização com frigoríficos e usinas de biocombustíveis, para verdadeiramente agregar mais valor e gerar mais emprego e renda para nosso povo. É isso que estamos estimulando com nossas viagens para fora do país e aqui dentro do estado do Piauí, promovendo esse pensamento de agregação de valor, seja para o pequeno produtor ou o grande. Todos podem estar envolvidos nessa fase de industrialização que o Piauí está prestes a vivenciar”, falou.
Rafael Fonteles (PT) lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização (Foto: Fábio Carvalho)
Ao lado de secretários e apoiadores, o governador salientou que a Expoapi aproxima os municípios do Norte do estado dos avanços tecnológicos e agrícolas ocorridos nas cidades do Cerrado. “A feira consolidou-se como referência, e nossos criadores estão aprimorando cada vez mais, melhorando a qualidade de seu rebanho. Neste ano, destaco o trabalho dos secretários Fábio Xavier [Secretário de Estado do Agronegócio] e Fábio Abreu [Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária], além do deputado João Madson, entusiasta da causa. A Expoapi também incluirá a feira agropecuária de Teresina, abrangendo a agricultura e a tecnologia, aproximando o Norte do estado do que ocorre no Cerrado Piauiense”, afirmou Rafael Fonteles.
Governador do Piauí lança 72ª edição da Expoapi e fala em fase de industrialização (Foto: Fábio Carvalho)
A Expoapi contará com exposições de animais, leilões, feira de venda de produtos e tecnologias voltadas para o público de empreendedores desse segmento no Piauí e demais estados brasileiros. A edição deste ano deve movimentar R$ 40 milhões em negócios e registrar a circulação de 300 mil pessoas durante os oito dias, segundo a organização do evento, feita pela Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ).
Fonte meionorte.com