Falar sobre os diferentes tipos de transtornos é um importante passo para lidar com eles. Por isso, hoje (7), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou uma série de palestras sobre a contribuição da equipe multidisciplinar para a inclusão do aluno com autismo.
Participaram do evento, realizado no Centro de Formação Odilon Nunes, diretores de escolas municipais, pedagogos e professores interessados em aprender mais sobre as características das crianças autistas. A Rede Municipal de Teresina possui hoje quase 500 alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista.
“Até 2020 teremos bem mais autistas nas salas de aulas do que temos agora, e é preciso cuidar para que tenham os mesmos direitos de aprender. Entender como ajudar esse aluno é essencial para que ele se sinta incluído, já que provavelmente não aprenderá no mesmo ritmo e nem mesmo terá comportamento igual às demais crianças”, explicou a psicóloga Érika Said.
Para organizar o momento de atualização dos conhecimentos sobre o assunto com os educadores da Rede Municipal de Teresina, a coordenadora de Educação Inclusiva do município, Teresa Fortes, também contou com o apoio de profissionais das áreas de neuropediatria, psicopedagogia, fonoaudióloga e terapia ocupacional. “Trouxemos profissionais com diferentes visões para orientar as escolas sobre como incluir na prática”, contou Teresa.
“Assim como não existe um padrão de autista, não existe fórmula para lidar, o que precisamos é fortalecer esse laço entre a equipe de reabilitação da saúde, a escola e a família, para que possamos atender melhor as necessidades de cada criança. Esse esforço coletivo é o que garante um bom desempenho dos alunos autistas em sala de aula”, destacou Samara Barros, terapeuta ocupacional.
Para a professora Lucélia Pereira, da Escola Municipal Arthur Medeiros Carneiro, a falta de informação ainda é uma barreira. “Precisamos pensar estratégias para cada aluno que temos, individualmente, e se nosso aluno autista aprende de uma forma diferente, temos que encontrar esse formato de estímulo. Esse evento nos ajuda a pensar nisso por diferentes aspectos, contribuindo com nossa prática diretamente na escola”, destacou.