A cidade de Altos recebe entre os dias 23 e 25 de maio mais uma edição do e-Fly, um dos maiores eventos de aviação desportiva e aeromodelismo do Brasil. O encontro, realizado pela segunda vez na região entre Teresina e Altos, atraiu apaixonados por aviação de diversas partes do país.
Com mais de 60 aeronaves inscritas, o e-Fly superou os números de 2023 e contou com a presença de pilotos vindos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Durante o primeiro dia de evento, o público acompanhou exibições de voos, demonstrações de paraquedismo e exposições de aeronaves, além de palestras com especialistas da área.
Benhur Veras, organizador do evento explica que o evento reúne aeronaves de pequeno porte, aviões experimentais, ultraleves, monomotores e bimotores. “O público que está vindo para o segundo e-Fly é do Norte e Nordeste: temos participantes do Piauí, Maranhão, Ceará, Pará e Bahia. Os donos de aeronaves e pilotos fazem inscrição para participar das palestras, mas o público em geral pode assistir a tudo gratuitamente, incluindo as decolagens, pousos, demonstrações de paraquedismo e toda a movimentação no Fly Village”, detalha.

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariininha, destaca o esforço conjunto para ampliar a estrutura do espaço. “Temos um compromisso com o Governador do Estado para que haja mais investimento e essa área se torne uma pista maior, permitindo também o pouso de aeronaves de grande porte”, afirma. Ele também celebrou o crescimento do evento no município. “São mais de 60 aeronaves que estamos aguardando para esse evento. É mais uma edição aqui do FlyVille e eu quero parabenizar ao Ricardo, ao Fábio pelo empreendimento aqui no nosso município. Nós estamos aqui, enquanto gestão, para dar total apoio a esse investimento feito em Altos”, completa.
O deputado federal Flávio Nogueira ressalta o potencial estratégico de Altos e a importância do investimento no setor da aviação. “É mais uma opção que a capital do Piauí tem, numa cidade próxima, que é Altos. Com o tempo, Teresina e Altos vão se encontrar em extensão urbana, e isso mostra a grandeza e o futuro dessa região. Tudo começa agora, com a administração do prefeito Maxwell, seu vice, os vereadores e os deputados que representam a cidade, para que Altos se torne uma verdadeira metrópole”, avalia. Ele ainda destaca o perfil acolhedor da cidade. “Altos é hospitaleira, plana, com uma geografia que favorece o desenvolvimento. É uma cidade que cresce e, como toda cidade grande, precisa de um bom aeroporto”, pontua.
Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí