Chegou a cidade de Floriano nesta segunda-feira(4), a grande escritora e professora florianense Maria José Esmeraldo Rolim, uma grande escritora do Brasil que também tem premiações internacionais. Ela é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Fez doutorado sobre a violência simbólica e Bullying. Fez o projeto e fui a fundadora do projeto Espaço Cultural Cristino Castro. Ganhou o prêmio da Academia Internacional de Literatura Brasileira em New York , na categoria Ensino e Pesquisa, como Destaque 2021. A entrega será em New York, em agosto. Ela está com o seu livro sobre a preservação da natureza e prevenção aos vírus, em lançamento pelo mundo: Le Monde des Animaux et le Vírus, em francês e português. Foi produzido em Genebra, por isso o custo é de $20,00 euros, equivalente a 100 reais.
Maria José Esmeraldo veio a Floriano para o lançamento do seu livro que será nesta noite de segunda-feira, às 19h no Espaço Cultural Maria Bonita, durante a Mostra Floriano em Tela e em Letras e Sarau de Trovadores e Poetas e deve ficar até o dia 8.
Ela também está concorrendo ao prêmio Literarte Kids com desenho animado, baseado no livro: O Mundo dos Bichos.
BIOGRAFIA
Maria José Esmeraldo Rolim nasceu em Floriano – PI
Mestra e Doutora em educação no Paraguai, criou com anuência da família o Centro Cultural Castro. Onde funcionam os cursos PRONATEC (informática, teatro, dança) com finalidades de gerar renda para os artesãos da cidade. Abriga o museu Zezé Castro e a biblioteca Da Costa e Silva. Tem 23 publicações conjuntas e 03 solos. Recebeu reconhecimento pela Assembleia Legisla de Fortaleza. Delegue da Cultive em Fortaleza. Prêmio da Academia de Letras do Brasil título de Doutora em causas Humanísticas Internacionais PHI, é membro da LITERARTE. Prêmio Cidade a Prefeitura de São Pedro da Aldeia- RJ, Prêmio Madre Teresa de Calcutá, Itabira MG. Evita Perón, Buenos Academia de Letras y Artes- EMBAJADOR DE LÁ PAZ – argentina, ABL, CONAB- Conselho Nacional das Academias de Letras, do Brasil,- Filósofa Imortal. Brasília- Prêmio Cidade da Literatura.