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Duplicação da linha, reforma das estações e rebaixamento do trilho na Higino Cunha: confira todas as intervenções no Metrô de Teresina

Estação Itararé foi a primeira inauguração do maior investimento em mobilidade urbana na capital.

Folha Piauí por Folha Piauí
20 de julho de 2025
em Manchete, Teresina
0
Duplicação da linha, reforma das estações e rebaixamento do trilho na Higino Cunha: confira todas as intervenções no Metrô de Teresina

Foto Gabriel Paulino

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A inauguração da Estação Itararé, o ponto final do Metrô de Teresina, na última segunda-feira (14), pelo governador Rafael Fonteles, marca o início de uma ampla reforma no sistema de transporte ferroviário da capital. Ao todo, serão investidos R$ 531 milhões na obra – o maior investimento em mobilidade urbana de Teresina. São recursos do Governo do Estado (via empréstimo da Caixa Econômica Federal) e do Governo Federal.

As intervenções incluem substituição e/ou reforma das atuais estações, construção de mais três,  duplicação da linha, aquisição de três novos veículos leves sobre trilhos (VLTs) e rebaixamento dos trilhos na Avenida Higino Cunha.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Estação Itararé, inaugurada dia 14 de julho

Também será reformada a oficina de manutenção dos trens e construído o Centro de Controle de Operações (CCO), para acompanhar o percurso do metrô em tempo real. Com essas melhorias, o tempo de viagem de todo o percurso será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos. Além disso, o número de passageiros transportados diariamente deve passar de 5 mil para 50 mil.

O governador Rafael Fonteles destacou que a mobilidade urbana é uma ação importante nos centros urbanos e tanto o Governo do Estado como o Governo Federal estão investindo no setor. “Transporte público é cada vez mais prioridade nas regiões metropolitanas. Por isso que o Governo do Estado e o governo do presidente Lula estão dando a sua contribuição”, afirmou.

O presidente da CFLP, Wilson Martins, enfatizou que o metrô é essencial para o transporte público. “As obras de modernização do Metrô de Teresina estão bem avançadas e dentro do cronograma. Um transporte barato, seguro e de excelente qualidade.”, ressaltou o gestor.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Primeira etapa: substituição dos trilhos, dormentes e de quatro estações

A primeira etapa, que está a cargo da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), inclui a substituição da linha férrea existente por uma moderna, com dormentes de concreto distendido e trilhos mais robustos e resistentes, além da reforma das estações Itararé, Renascença e Boa Esperança. Com a conclusão dessa fase, toda a infraestrutura de terraplanagem e compactação do solo ficará pronta para a duplicação da linha prevista para a segunda etapa.

Até o momento, foram entregues a estação Itararé e parte da duplicação. A primeira fase tem um investimento de R$ 193 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades. A previsão é de que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.

Linha do metrô de Teresina, do Itararé ao Centro
Linha do metrô de Teresina, do Itararé ao Centro

Segunda etapa: duplicação, construção, reforma e substituição de sete estações e rebaixamento da Avenida Higino Cunha, construção do Centro de Controle de Operações e reforma da oficina

A segunda etapa da modernização do Metrô de Teresina ficará a cargo da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP).  Nesta fase, será feita a duplicação da linha; substituição e/ou reforma das estações Alberto Silva, Matinha, Frei Serafim, Piçarra, Ilhotas, São João, Parque Ideal e Dirceu II, além de construção de estações nos bairros Mafuá e Todos os Santos.

Ainda nesta etapa, será construída uma nova passarela sobre o Rio Poti, por onde passará o metrô. A segunda etapa tem um investimento de R$ 351 milhões, sendo R$ 237,7 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 113,3 milhões do Governo Estadual. Esta fase vai começar assim que for concluída a primeira etapa.

Estações que serão substituídas (construídas do zero) ou reformadas

Engenheiro Alberto Tavares Silva (Shopping da Cidade)

Matinha

Frei Serafim

Piçarra

Ilhotas

São João

Boa Esperança

Renascença

Parque Ideal

Dirceu I

Itararé (já inaugurada)

 

Bairros que ganharão estações 

Colorado (já inaugurada, mas ainda não está funcionando)

Mafuá

Todos os Santos

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Aquisição de três novos VLTs, ampliação para Altos e para as zonas norte, sul e leste de Teresina

Ao mesmo tempo em que reforma o Metrô de Teresina, o Governo do Estado está realizando a aquisição de três VLTs , que se somarão aos três já existentes. As três novas unidades já foram compradas e chegarão ao Piauí até o final do primeiro semestre de 2026.

Paralelamente, pretende levar o transporte para outras zonas da cidade e até o município de Altos, localizado a 40 km da capital.  Por isso, está investindo R$ 45,6 milhões em projetos.

O governador Rafael Fonteles explicou, durante a inauguração da Estação Itararé, que há um projeto tecnicamente aprovado comprovando a viabilidade de levar o Metrô de Teresina até a comunidade Atalaia, que fica no meio do caminho entre Teresina e Altos. Os recursos para a obra serão pleiteados junto ao Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nós já estamos projetando com o PAC do presidente Lula, a extensão até Atalaia e depois até Altos”, afirmou o governador.

Já os projetos para levar os VLTs para as zonas sul, norte e leste de Teresina serão preparados em 2026, com investimentos de R$ 50 milhões. Rafael Fonteles pretende pleitear recursos também do PAC.

Tarifa zero desde janeiro de 2025

Desde o início de 2025, o Metrô de Teresina é de uso gratuito. Rafael Fonteles destacou que resolveu adotar a tarifa zero devido à importância do transporte público para a comunidade.  “Nós entendemos que do mesmo jeito que escola e hospital têm que ser de graça para o povo, transporte coletivo é tarifa zero aqui em Teresina e vai continuar sendo zero”, comentou.

O governador reforçou ainda que essa gratuidade beneficia a economia, pois mais passageiros conseguem ir ao centro da capital fazer compras, movimentando o comércio. “Esse dinheiro vai para o comércio, para a economia. Então ele termina voltando de outras formas a partir do giro da economia para a arrecadação do Estado”, finalizou.

Tags: Metrô de Teresina

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