Neste sábado 27 é comemorado o dia nacional do corretor de imóveis, profissão que tem crescido e se valorizado a cada dia. De acordo com os dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), entre 2020 e 2021, a base de profissionais distribuídos no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil, expansão de 10,5%. O crescimento se deve ao aquecimento do setor imobiliário que conseguiu surfar positivamente nas quedas de juros durante a pandemia. Em 2021, mesmo com o cenário atual, o mercado imobiliário cresceu cerca de 26% em relação ao do ano anterior.
De acordo com pesquisa realizada pelo Cofeci, essa expansão da profissão trouxe uma consequente diversidade entre os profissionais de corretores de imóveis no país. Novas mudanças marcam o setor, como o crescimento da participação feminina – o número de mulheres na profissão aumentou em 144% nos últimos dez anos –, o aumento da escolaridade entre os corretores, a tendência das novas tecnologias na profissão, o aumento da média salarial dentre outros aspectos.
Apenas no estado do Piauí, um dos principais polos para o mercado imobiliário no Brasil, existem cerca de 3.779 mil corretores de imóveis credenciados no Creci PI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí), 3.500 mil deles em atividade.
A MRV, do grupo MRV&CO, é uma das que empresas que impacta nesse mercado. No país, são aproximadamente três mil corretores autônomos credenciados. Na região do Piauí, o número ultrapassa os 40, e ainda há mais 20 vagas para o credenciamento de profissionais autônomos abertas. O credenciamento acontece para a cidade de Teresina e contempla profissionais que tenham Ensino Médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, mas é fundamental terem espírito empreendedor, perfil com iniciativa e comprometimento com o negócio.
Dentro do escopo do serviço que será prestado pelos corretores credenciados estão a prospecção, agendamento, atendimento e acompanhamento do cliente em todo o processo de compra de um imóvel. Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado. Quem tiver interesse deve enviar currículo pelo e-mail priscilas@mrv.com.br.
Ana Laura Guedes tem 26 anos e se tornou corretora de imóveis em 2020. As dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 a motivaram a buscar outros caminhos profissionais. E foi na área da corretagem que a estudante de Engenharia Mecânica encontrou uma estabilidade pessoal, profissional e financeira.
“A corretagem é uma profissão que te faz crescer e se desenvolver tanto do lado profissional, como no lado pessoal. É desafiador, pois vai além de uma simples intermediação de compra e venda de imóveis, você acaba entendendo de diversas áreas, como a jurídica, econômica, financeira e até mesmo gestão de pessoas. Toda essa dinâmica alinhada à sensação de ajudar na realização de sonhos, me motiva diariamente a seguir nessa profissão”, disse a jovem corretora autônoma credenciada à MRV.
Andressa Ferreira tem 22 anos, também se tornou corretora de imóveis autônoma parceira da MRV e atua em Teresina/PI. A jovem estudante de Direito despertou o interesse pela corretagem pesquisando sobre vendas de imóveis. “Me chamou atenção ser esse facilitador entre construtora, banco e cliente. E hoje minha maior motivação na área é ver o resultado do meu trabalho diário, ajudando e transformando as vidas das pessoas que confiam no meu trabalho, me sinto extremamente gratificada em fazer parte dessa conquista”, destacou a profissional. Apesar de muito jovem, hoje ela concilia os estudos com o trabalho e já faz planos para se especializar na área de Direito Imobiliário.
A construtora oferece ainda aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores estrutura para o desenvolvimento das atividades, como internet, telefone fixo, leads qualificados, ferramentas para auxiliar durante a venda e o acompanhamento de um corretor coach. A atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.
Outra vantagem é a participação no “MRV Mais”, iniciativa que concede aos corretores autônomos cadastrados no programa ganhos extras, calculados com base no total das vendas realizadas, descontos em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais, reembolso da anuidade do CRECI, Gympass, dentre outros benefícios.