Os detentos das unidades penais da Grande Teresina assistiram, nesse domingo (19), à primeira revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade, do ano de 2019. A revisão foi realizada na quadra da Penitenciária José Ribamar Leite, Casa de Custódia.
A realização das revisões para o Enem são realizadas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Até a aplicação da prova do exame nacional, serão mais nove revisões nas unidades penais do interior do estado e uma última, novamente, na Penitenciária Ribamar Leite, em Teresina.
O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, frisa que o momento representa a vontade de mudança por parte dos reeducandos. O gestor também enaltece a parceria com a Secretaria da Educação.
“Contamos com mais de 200 reeducandos assistindo aula, graças à parceria com a Seduc. Estamos ofertando aos reeucandos oportunidades de fazerem uma boa prova no fim do ano. A presença deles aqui demonstra que querem uma vida diferente. A educação liberta”, frisou Carlos Edilson.
Para o secretário da Educação, Ellen Gera, é uma satisfação levar a educação ao sistema prisional. “A parceria entre a Secretaria da Justiça e a Secretaria da Educação é de sucesso. O Piauí é destaque nacional no número de reeducandos estudando. Isso para nós é gratificante”, ressalta o gestor.
O acesso à educação no sistema prisional é garantido pela Lei de Execução Penal. Além da revisão para o Enem, outros programas de ensino são aplicados no sistema prisional como o canal de educação, Projovem Urbano, EJA, Encceja, abrangendo todas as unidades penais do Piauí.