Na manhã desta terça-feira (22) os vereadores, na Câmara Municipal de Teresina, retomaram os debates sobre a situação do transporte público da capital. Após a greve iniciada na última segunda-feira (21), cobradores e motoristas paralisaram 100% da frota de ônibus em Teresina, e os vereadores da capital cobraram ações do poder público.
Foi cobrado pelo vereador Ismael Silva (PSD) urgência para solucionar esse problema na capital de Teresina, pedindo o rompimento do contrato com as empresas de transporte como apresentado no relatório da CPI dos transportes. O vereador Aluísio Sampaio (PP) se posicionou, e afirmou que a solução para o problema deve partir da prefeitura de Teresina. “Já venho acompanhando esse problema a muito tempo. E há muito tempo chamo a atenção de que o protagonismo da solução desse problema é da prefeitura de Teresina. Aqui (Câmara Municipal de Teresina) já fizemos audiência pública, aqui já fizemos requerimento, aqui já fizermos reunião, aqui já fizemos CPI, e é muito simples de ser entendido. O problema do transporte coletivo é uma receita de bolo. Não adianta a prefeitura cobrar uma solução sem dar os ingredientes direito”, destacou o vereador Aluísio Sampaio.
O vereador Dudu (PT) afirmou que deve ser levado ao poder judiciário, por meio da Procuradoria Geral do Município, para obter uma resolução da situação. Dudu também se mostrou favorável ao rompimento dos contratos com as empresas que gerem o consórcio na capital, e também criticou os empresários do transporte público.
Aluísio Sampaio (PP) destacou que as empresas de ônibus, caso necessário, devem ter os contratos rompidos, mas relembrou que o prefeito Dr. Pessoa é quem deve se movimentar para resolver a crise nos transportes. “Se for pelo rompimento do contrato (com as empresas de ônibus), que rompa. Agora não podemos estar colocando a culpa apenas nos empresários, porque a prefeitura já está nessa gestão há 445 dias no poder e o poder para resolver o problema quem tem é o prefeito”, reforçou.
Para resolver o problema do transporte público, o vereador Aluísio Sampaio pontuou que já foram tomadas diversas ações para que a prefeitura possa solucionar a situação, mas sem efetividade. “Na semana passada essa casa autorizou a mudança da bilhetagem eletrônica da STRANS para a ETURB. Vai ser mais uma autorização que essa casa dá para a prefeitura resolver o problema. É lamentável. O comercio e o trabalhador da cidade de Teresina estão altamente prejudicados por esses 445 dias, como pontuado aqui, sem a solução desse problema”, relembrou o vereador.