O Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid, modelo híbrido do SUV de 7 lugares da CAOA Chery, é o carro híbrido menos poluente do Brasil segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), anunciados em outubro.
De acordo com os números divulgados, o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid emite apenas 22 g/km de CO2, enquanto os seus principais competidores emitem pelo menos 40 g/km de CO2.
Esse resultado coloca o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid em destaque como um exemplo de responsabilidade ambiental na indústria automotiva brasileira, além de reafirmar o compromisso da CAOA em buscar práticas sustentáveis e soluções que beneficiem seus clientes e o meio ambiente.
Sobre o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid
Reunindo o máximo da performance aliada à economia de combustível e redução de emissões, o Tiggo 8, em sua versão PRO Plug-in Hybrid, é um ícone do potencial da CAOA Chery em termos de tecnologia, refinamento e inovação.
O modelo possui um motor 1.5 Turbo a combustão, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Pioneira e revolucionária, essa transmissão foi a primeira dedicada a veículos híbridos do mundo e tem sua tecnologia patenteada pela Chery na China.
Essa transmissão é composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, e é capaz de fazer, de maneira inteligente, a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão. Com isso, entrega 11 relações de marcha que proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo. Tudo de forma automática, a partir do desenvolvimento e adaptação do sistema híbrido, incluindo calibração do motor, transmissão DHT e integração dos módulos e motores elétricos, pela engenharia brasileira da CAOA CHERY, que trabalhou no projeto para entregar ao condutor uma experiência ao volante compatível com a expectativa do consumidor nacional.
A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv, enquanto o torque máximo chega a 56,6 kgfm. Atuando de forma independente o motor a combustão possui 147 cv de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo. Já os motores elétricos combinados entregam 170 cv de potência máxima e 34,2 kgfm de torque máximo.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV) e dois modos de condução (Normal e Sport):
· EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
· HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;
· Normal – disponível no modo EV e HEV e que prioriza a economia de combustível;
· Sport – disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;
Nos modos EV e HEV, há ainda a possibilidade de o motorista gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.
Bateria e regeneração de energia
A bateria do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid também é referência tecnológica, com 96 células, tem capacidade total de 19,27 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de 54 km. O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.
Esse sistema possui três níveis de regeneração, acionado durante as frenagens e sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.
ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor
Referência em inovação, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta ainda com tecnologia ADAS. O sistema avançado de auxílio à condução torna o SUV da CAOA Chery ainda mais seguro e o posicionam em seu segmento como um dos modelos mais completos do mercado nacional. Além dos mais de dez itens que a versão a combustão já traz como HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta com:
• ACC – Adaptive Cruise Control: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;
• AEB – Autonomous Emergency Brake: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas;
• FCW – Front Collision Warning: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;
• TJA – Traffic Jam Assist: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos;
• ICA – Integrated Cruise Assist: sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;
• LDW – Lane Departure Warning: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;
• LDP – Lane Departure Prevention: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;
• IHC – Intelligent Headlamp Control: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário;
• AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas;
Para mais informações sobre o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid e os outros veículos da CAOA Chery, acesse o site https://caoa.com.br/ .