A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da ETURB – Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, está finalizando os trabalhos de asfaltamento da Avenida Amadeus Paulo, que fica na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital, no trecho onde foi implantada uma galeria pluvial. Tanto a galeria quanto a própria obra de asfaltamento são essenciais para a melhoria da mobilidade e do sistema de drenagem da região.
Iniciada na gestão passada, a intervenção sofreu atrasos após parte dos recursos destinado às obras terem sido desviados para outra galeria localizada na zona Leste da cidade. Com a mudança de administração, sob a liderança do prefeito Silvio Mendes, o contrato foi submetido a auditoria técnica para avaliar sua legalidade e viabilidade de retomada. A atual gestão optou por readequar o projeto, mantendo sua funcionalidade e atendendo às necessidades da população da região.
De acordo com o diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, a retomada e conclusão da obra é um compromisso da atual gestão com a cidade. “O prefeito Silvio Mendes tem mostrado sensibilidade e responsabilidade ao enfrentar os desafios herdados. Essa obra é um exemplo claro de como a administração atual está trabalhando para corrigir os erros do passado e entregar resultados concretos à população”, destacou.
O diretor-executivo e engenheiro Roberto Fernandes também ressaltou os aspectos técnicos da obra. “A galeria implantada tem função estratégica na drenagem urbana da zona Norte. Ela vai reduzir significativamente os pontos de alagamento, além de preservar o pavimento da via. Já a pavimentação asfáltica traz mais segurança e conforto para motoristas e pedestres”, explicou.
Grande parte do asfalto foi aplicada diretamente pela ETURB na última sexta-feira. Infelizmente, foram identificados alguns trechos com problemas no aterro realizado pela construtora contratada para a execução da galeria. Esses pequenos trechos já estão sendo reparados e a expectativa é que a via seja totalmente liberada para o tráfego ainda nesta semana. Com a conclusão dos serviços, moradores da região serão diretamente beneficiados com mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida.