O Partido dos Trabalhadores vai se reunir nesta sexta-feira (7) para decidir quem será o novo presidente nacional da sigla. O novo escolhido vai assumir o cargo depois que a deputada federal e atual presidente Gleisi Hoffmann (PT-PR) aceitou o convite para ser a nova ministra das Relações Institucionais, cargo responsável pela articulação política do governo. As informações são do portal Metrópoles.
O novo presidente vai assumir para uma espécie de “mandato-tampão”, com duração até julho, quando uma convenção do PT deve definir toda a nova executiva nacional do partido. Gleisi Hoffmann precisará deixar a presidência do PT porque o estatuto do partido proíbe a participação na direção partidária de políticos em cargos executivos, incluindo ministros.
Dois nomes são cotados para assumir o comando do partido até o meio do ano. O senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, são os políticos apontados como possíveis novos presidentes. As negociações entre as lideranças petistas seguiram durante todo o Carnaval.
Fonte Metropoles