A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai convocar mais de 600 profissionais aprovados em concurso público realizado em 2024. Os chamados, que incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e assistentes sociais, deverão assumir suas funções nesta sexta-feira (07/02). Esta ação faz parte de uma estratégia para reforçar a rede de saúde pública de Teresina.
Já em janeiro deste ano, a FMS havia convocado 129 médicos e outros profissionais de saúde para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde, principalmente dentro do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Agora, mais servidores serão chamados, com foco na substituição dos contratados temporários, que estão com vínculos precários.

A medida está alinhada com a política da FMS de promover a estabilidade e melhorar o atendimento à população, com a criação de um quadro de servidores efetivos. Além disso, a chegada de novos insumos e medicamentos à Fundação, adquiridos em caráter emergencial, tem como objetivo reforçar o abastecimento nas unidades de saúde da cidade, que enfrentavam escassez de materiais hospitalares.
Essas ações acontecem no contexto do decreto de emergência na saúde pública de Teresina, que, com validade de 90 dias, permite contratações sem licitação e a agilização de processos para atender às necessidades do sistema de saúde municipal.