• Home
  • Expediente
domingo, 14 junho, 2026
No Result
View All Result
Folha Piauí
  • Home
  • Entretenimento
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Municípios
  • Nacional
  • Política
  • Sociedade
  • Segurança
  • Home
  • Entretenimento
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Municípios
  • Nacional
  • Política
  • Sociedade
  • Segurança
No Result
View All Result
Folha Piauí
No Result
View All Result

CCJ da Câmara aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas

Proposta ainda deve passar por uma comissão e ser aprovada no plenário. Texto é reação ao avanço de uma ação no STF que pode descriminalizar o porte de maconha em pequenas quantidades para uso pessoal.

Folha Piauí por Folha Piauí
12 de junho de 2024
em Manchete, Segurança
0
CCJ da Câmara aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas

Fonte Agencia Brasil

CompartilharTwittarCompartilhar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) uma Proposta de Emenda que inclui na Constituição a criminalização do porte e da posse de qualquer quantidade de droga.

A proposta foi aprovada por 47 votos a 17 na comissão. Agora, o matéria ainda deve passar por uma comissão especial e pelo plenário da Câmara.

A PEC prevê a inclusão da criminalização no artigo da Constituição que trata dos direitos e garantias individuais. Para especialistas, isso pode criar ambiente para endurecer legislação e retomar prisão de usuários (leia mais abaixo).

Na última semana, deputados contrários ao projeto apresentaram o “kit obstrução” e adiaram a votação do projeto.

Nesta semana, entretanto, apesar da crítica de parte dos deputados, a proposta conseguiu avançar. “A atual política de drogas é cara, ineficiente, provoca encarceramento em massa, violência policial, genocídio sobre a juventude, negra e pobre, e não reduz a demanda, então é absolutamente ineficaz”, disse o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).

O relator da proposta, deputado Ricardo Salles (PL-SP), afirmou que o objetivo da proposta é endurecer a legislação para o usuário. “É o usuário que financia o tráfico”, disse. “Tem que haver uma bilateralidade de responsabilização entre quem vende e quem compra, portanto, esta é a lógica desta PEC”.

Distinção entre traficante e usuário

Além de criminalizar o porte e a posse, a proposta prevê inserir na Constituição que deverá haver distinção entre traficante e usuário. O usuário terá penas alternativas à prisão.

Na prática, a proposta repete o conteúdo já existente na Lei de Drogas, em vigor desde 2006.

Ela estabelece que é crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo pessoal, mas não pune a prática com prisão. São estabelecidas penas alternativas, como advertência, prestação de serviços comunitários e comparecimento a cursos educativos.

O objetivo é, então, dificultar que a regra seja alterada no futuro, uma vez que mudanças na Constituição demandam maior quantidade de votos para serem aprovadas em relação aos projetos de lei.

A lei não define qual a quantidade de substância que separa o traficante do usuário, deixando a definição a cargo de uma avaliação que, na prática, é subjetiva da Justiça. A PEC, por sua vez, repete o mesmo teor, sem definir critérios objetivos para diferenciar o consumo e o tráfico.

Especialistas

Para além do embate entre Judiciário e Legislativo sobre a descriminalização do porte de drogas, especialistas ouvidos pelo g1 avaliam que a PEC reforça desigualdades e o estigma, além de manter potencial discriminatório em abordagens policiais.

Eles avaliam que a discussão promovida pelo Congresso, o mais conservador desde a redemocratização, e a proximidade das eleições municipais podem alavancar o populismo penal e provocar retrocessos na Lei de Drogas.

Entre os problemas apontados pelos especialistas a respeito da PEC, estão o possível agravamento de situações como:

  • afastamento de pessoas que usam drogas da rede de saúde pública;
  • reforço de estigma sobre pessoas que usam drogas;
  • encarceramento excessivo e insustentável;
  • aumento do potencial discriminatório das abordagens policiais;
  • a violência contra a população negra e de favelas;
  • a elevação dos custos da Lei de Drogas aos cofres públicos;
  • quebra de compromissos internacionais e tratados pela garantia de direitos das pessoas que fazem uso de drogas.

Fonte G1

Tags: Drogas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES

Guia da Copa: Jogos, datas e horários: veja o guia completo do mundial 2026

Guia da Copa: Veja os jogos deste domingo (14) do mundial de futebol

GHC conquista título inédito do Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol Adulto Masculino 2026

GHC conquista título inédito do Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol Adulto Masculino 2026

Piauí ultrapassa marca de 20 mil emissões da Carteira de Identificação do Autista; saiba como solicitar

Piauí ultrapassa marca de 20 mil emissões da Carteira de Identificação do Autista; saiba como solicitar

Guia da Copa: Vinícius Júnior admite atuação ruim do Brasil: “Precisamos melhorar”

Guia da Copa: Vinícius Júnior admite atuação ruim do Brasil: “Precisamos melhorar”

  • Home
  • Expediente

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Entretenimento
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Municípios
  • Nacional
  • Política
  • Sociedade
  • Segurança

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas