Pelo menos dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada no município de Parnaíba, litoral do Piauí. O caso foi registrado na madrugada desta terça-feira (19). Os detentos foram identificados como Edvanio Ferreira, vulgo azul, e Francisco Vando da Silva, vulgo Cigano.
Segundo informações repassadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (sinpoljuspi), os detentos arrebentaram a grade de ferro da cela e chegaram ao portão central, que divide a ala em que eles estavam presos da saída da unidade. Por não conseguir passagem pelo portão, violaram o telhado, conseguindo assim empreender fuga pela lateral do presídio.
De acordo com o sindicato, o Edvanio Ferreira já fugiu outra vez da mesma penitenciária em Parnaíba e de outra no Ceará. Só no Piauí, esta já é a terceira vez que ele é preso e consegue fugir da unidade prisional.
A polícia segue em diligências pela região afim de capturar os dois detentos que conseguiram fugir da penitenciária. Nenhuma outra tentativa de fuga foi registrada.
Operação nos presídios do Piauí
No último dia 15, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) e Secretaria de Segurança Pública do Piauí deram inicio a operação de pacificação nos presídios do estado . Um dos principais objetivos apreender materiais ilícitos que poderiam ser usados tanto em fugas, quanto em motins e rebeliões dentro das unidades prisionais.
A penitenciária José Ribamar Leite – Casa de Custódia de Teresina – foi a primeira a receber as ações da Operação. Só no primeiro dia, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, armas brancas e drogas. A previsão é de que a operação ocorra em todos os presídios do Piauí.
Fonte: portalodia.com