O posto de vacinação foi montado no estacionamento da instituição, no formato drive-thru
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou ontem (09), em Teresina, a vacinação dos idosos a partir dos 90 anos. A Faculdade Estácio de Teresina é um dos pontos de vacinação indicados pela FMS. O posto de vacinação foi montado no estacionamento da instituição, no formato drive-thru.
Para a vacinação é necessário que os idosos estejam com documento de identificação com foto e tragam também CPF e cartão do SUS, para que os profissionais da saúde possam fazer o registro das doses.
A Enfermeira da FMS, Luana Braga, conta que em Teresina possui 2.460 idosos nessa faixa etária e só no primeiro dia conseguiram imunizar 1.370 idosos. Dessa forma, uma parcela grande já foi imunizada. “Esperamos que nesse segundo dia também possamos imunizar a grande maioria do número que ainda falta ser atingido. Os acamados estão recebendo a vacina de forma domiciliar. E aqueles que não conseguirem tomar a dose em um desses pontos de vacinação, deve procurar uma unidade básica de saúde”, explica.
Ela completa ainda que o fluxo na Estácio Teresina foi tranquilo. “283 idosos foram vacinados no primeiro dia. Nesse segundo dia a expectativa também é bem positiva. O fluxo na faculdade foi bem organizado. Não tivemos tumulto. Um local muito bem estruturado’, finaliza.
Dona Isabel Lira, foi uma das idosas vacinadas e não esconde a satisfação ao receber a dose. “Pra mim não é só uma vacina, é muito mais. É carinho, é esperança. Eu esperei tanto por esse dia meu Deus. É só muita felicidade e agradecimento”, declara.
A diretora da Estácio Teresina, Shirlei Dantas, fala da satisfação da faculdade por estar contribuindo com esse momento tão esperado por todos. “A Estácio é uma instituição socialmente responsável, portanto, não poderíamos ficar de fora. Estamos com a nossa infraestrutura à disposição da Fundação Municipal de Saúde, assim como em outras importantes oportunidades. É muito gratificante para a instituição poder colaborar com nossa estrutura em prol desse momento tão importante, que é a vacinação contra a Covid-19”, conclui.