O prefeito de Teresina, Firmino Filho, encaminhou hoje (05) para a Câmara Municipal de Teresina (CMT) o Projeto de Lei Complementar que garante o reajuste salarial de 4,17% para os professores de Primeiro e Segundo Ciclos e Pedagogo da Rede Municipal de Ensino. O projeto tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2019.
“O reajuste representa um aumento real nos salários dos docentes, uma vez que está acima da inflação deste ano, que é de 4,01%. Além disso, esse reajuste demonstra a prioridade da nossa gestão com a educação. Desenvolvemos uma política de ensino que valoriza o profissional do magistério, definindo uma remuneração que confere dignidade e respeito”, ressalta Firmino Filho.
O reajuste está em consonância com a Lei Federal nº 11.738, de 16.07.2008 (Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica), e com a Lei Municipal nº 2.972, de 17.01.2001 (Estatuto e o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino do Município de Teresina).
O Projeto segue para apreciação e votação na Câmara de Teresina. Tão logo seja aprovado, os professores receberão os valores reajustados no próximo contracheque com o retroativo ao dia 1º de janeiro de 2019.
Pedagogos da Rede Municipal participam de encontro para alinhamento das ações em 2019
Os coordenadores pedagógicos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina iniciaram os trabalhos do novo ano letivo com um encontro, hoje (05), no Centro de Formação Odilon Nunes. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) passou as orientações necessárias para o bom funcionamento das unidades de ensino em 2019.
Em encontro anterior com os diretores, a gerente de Educação Infantil Sâmmya Ribeiro havia anunciado novidades para este ano, como o fortalecimento dos plantões gerenciais, que são encontros individuais com as equipes gestoras para pensar ações de melhoria do desempenho escolar dos alunos. Na reunião com os pedagogos, Sâmmya reforçou a importância desses encontros e da participação da equipe pedagógica no planejamento.
“Temos muito trabalho pela frente, com todas as reuniões agendadas, pois precisamos alinhar constantemente as ações. Esse trabalho em equipe faz toda a diferença, com troca de experiências exitosas e planejando intervenções imediatas, para que o resultado ao final do ano seja o esperado”, disse a gerente.