Duas semanas após o incêndio que atingiu 9 boxes no Shopping da Cidade, o local será reaberto parcialmente ao público nesta terça-feira (25). A área atingida pelas chamas seguirá isolada enquanto passa por restauração, e os demais setores ficarão abertos seguindo os protocolos de segurança definidos para evitar a propagação da Covid-19.
A decisão foi tomada na manhã desta segunda, em reunião entre representantes do Corpo de Bombeiros e do Instituto de Negócios do Piauí (INPI), que gerencia o Shopping da Cidade. Na reunião, ficou estabelecido o retorno do funcionamento no local, com exceção da área atingida pelas chamas, que está isolada e escorada, para garantir a segurança de lojistas e dos frequentadores. Os lojistas dos boxes atingidos ficarão em instalações temporárias, no próprio shopping.
“Os comodatários sofreram prejuízo com o fechamento durante a pandemia e justo no dia da reabertura ocorreu esse incêndio. Eles precisam voltar a trabalhar e não podem esperar por muito tempo. Vamos reabrir ao mesmo tempo que estamos dando seguimento aos trabalhos de vistoria do Corpo de Bombeiros”, explica Carmem Neudélia, presidente do INPI.
Essa reabertura seguirá os mesmos protocolos de segurança estabelecidos antes do incêndio, com apenas metade dos boxes funcionando por dia, em dias alternados, e com horário de funcionamento reduzido, das 9h às 15h. Além disso, todo o mobiliário passará por higienização constante, de 3h em 3h. Será controlada a entrada de clientes, para não ultrapassar o limite máximo de lotação, e os frequentadores só poderão entrar no shopping de máscara e depois de ter a temperatura aferida.
Em relação aos permissionários que tiveram seus boxes destruídos pelo incêndio, a SDU Centro/Norte fez a montagem de uma estrutura provisória, com dez boxes no pátio do centro de compras. “Colocamos os estandes numa área livre que tinha dentro do próprio Shopping. Assim, eles poderão continuar trabalhando”, explica a engenheira da SDU Centro Norte, Adélia de Melo.
Ela informa que será recuperada a laje que foi mais atingida e toda a parte elétrica. “A estrutura do shopping está preservada e a área já foi isolada para que a gente possa fazer a recuperação geral”, disse.
O Corpo de Bombeiros está realizando uma perícia para identificar a origem do fogo. Enquanto isso, a parte atingida ficará isolada por cerca de 30 dias durante os trabalhos de restauração. Com os trabalhos concluídos, serão emitidos os novos atestados de segurança.