A comunidade do Residencial Torquato Neto, bairro Portal da Alegria, zona Sul de Teresina, comemorou a entrega da nova creche inaugurada nesta sexta-feira (23), ainda como parte das comemorações pelos 167 anos de Teresina. O Centro Municipal de Educação Infantil Engenheiro Matias Augusto de Oliveira Matos irá atender até 380 crianças, desde o berçário até o 2º período da educação infantil.
A estrutura grandiosa e moderna chama atenção de quem passa pelo local. O prédio contém dez salas de aula climatizadas, solário, pátio coberto, sala multiuso, refeitório e todos os espaços com acessibilidade. 260 alunos já estão matriculados e já frequentam as aulas.
O prefeito Firmino Filho destacou a importância da educação na vida das crianças, lembrando que Teresina tem a melhor educação pública entre as capitais do país, segundo o Ministério da Educação. “Em nossa gestão estamos priorizando a educação acima de tudo. Conquistamos o título de melhor educação do país com muito trabalho e com a dedicação de todos os professores. Ainda temos muito a fazer. Cada escola inaugurada é uma oportunidade a mais”, finalizou.
“De 2013 a 2019 já foram quase 500 novas salas de aulas gerando mais de 20 mil novas vagas”, lembra Kleber Montezuma, secretário municipal de Educação. Ele destaca que é assim que se faz uma educação com compromisso. “Estamos priorizando a educação de Teresina. Esse é o papel de um prefeito na cidade, melhorar a vida das pessoas e a educação é a base para transformar vidas”, diz.
“Poder contribuir com a educação de crianças é muito gratificante. A escola é a base de tudo, pois contribui na formação de pessoas mais preparadas para interferir positivamente na sociedade. Hoje a comunidade comemora”, comenta Clene Lima da Silva, gestora do CMEI.
O investimento na construção do CMEI foi de R$ 2.224.204,36, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Prefeitura de Teresina. Com essa, já são seis obras da educação municipal entregues este mês. Até o final de agosto será entregue uma escola de Ensino Fundamental na zona Sudeste e uma reforma e ampliação de escola na zona Leste.