A nova sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Joaquim Ursulino Neto, localizada no bairro Angelim, foi inaugurada, nesta quinta-feira (22), pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A UBS, que inicia o atendimento à população da zona Sul da capital nesta sexta-feira (23), deve atender quase 9 mil pessoas que necessitam de atendimentos básicos em saúde naquela região.
A nova UBS custou aos cofres públicos o montante de R$ 952.624,17 e conta com duas Equipes de Saúde da Família, que atenderão de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. Acerca da área de abrangência, a Unidade é voltada ao atendimento de usuários que moram nos residenciais Bosque Sul, Orgulho do Piauí, Teresina Sul e Eduardo Costa, situados nos bairros Angélica e Pedra Miúda, zona Sul de Teresina.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, ressaltou que a inauguração da UBS é fruto do compromisso da Prefeitura com a cidade. “Estamos fazendo uma grande onda de investimentos na Atenção Básica. Essa obra na zona Sul, por exemplo, está dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde e vai melhorar as condições de trabalho para as equipes de Saúde da Família bem como melhorar as condições de atendimento à população”.
“Estamos satisfeitos em inaugurar essa UBS que trará uma assistência de qualidade à população da zona Sul. É importante destacar que, em Teresina, as 90 UBS existentes já alcançaram cobertura de 100% da cidade e agora a Prefeitura dá novos passos para melhorar as estruturas físicas dessas unidades, trazendo mais conforto e comodidade aos usuários”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.
Presente no evento de inauguração da UBS, a dona de casa Cinthia Maria, que mora na região, se mostrou satisfeita com a estrutura do novo prédio. “A construção dessa UBS era uma expectativa da comunidade. Ainda bem que foi inaugurada. Tenho criança em casa e vou trazê-la para ser vacinada e receber atendimento”. Já a aposentada Denise da Silva, relata que a inauguração da UBS representa um sonho da comunidade que foi realizado.
Nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas na cidade, os usuários podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. Ali, são ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas.
Durante a solenidade de inauguração da UBS, foi também iniciada a entrega do novo fardamento dos agentes comunitários de saúde da FMS. Maria Dalva dos Santos, agente comunitária de saúde, foi a primeira que recebeu a farda. “Já tínhamos uma farda, mas com tecido em qualidade inferior ao que estamos recebendo hoje”, disse. Todos os agentes que integram o quadro da FMS receberão fardamento.