Neste domingo (20), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), por meio da Escola Judiciária do Piauí (EJUD), marcou um momento histórico para a formação jurídica no estado ao realizar as provas do inédito I Programa de Residência Jurídica. Esta é a primeira vez que o Piauí implementa uma iniciativa desse porte, unindo teoria e prática na formação de profissionais do Direito.
Ao todo, 602 candidatos(as) se inscreveram para participar da seleção, que acontece em Teresina, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), das 8h às 13h. Os portões serão abertos às 7h e fechados às 7h30, rigorosamente.
“O lançamento deste primeiro programa de residência jurídica é um marco para o Judiciário piauiense. A proposta reforça nosso compromisso com a formação qualificada e o desenvolvimento de boas práticas dentro do TJPI, integrando a vivência acadêmica com a rotina das Varas Judiciais”, destacou o diretor-geral da EJUD, desembargador Manoel de Sousa Dourado.
A seleção contempla três etapas: prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos – todas de caráter classificatório e eliminatório. As vagas são exclusivas para atuação presencial na Comarca de Teresina.
Podem participar candidatos(as) que estejam cursando pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) ou que tenham concluído o curso de Direito há, no máximo, cinco anos, até a data limite de entrega da documentação.
Com essa iniciativa inédita, o TJPI e a EJUD reafirmam seu compromisso com a qualificação técnica e a aproximação entre o ensino jurídico e a prática jurisdicional.