O objetivo é reforçar o policiamento nas principais zonas comerciais da Capital tendo em vista o aquecimento do comércio no fim do ano.

Polícia Militar realizou o lançamento da Operação Natal e Ano Novo Seguros, nesta segunda-feira (14), e irá reforçar o efetivo nos principais pontos comerciais de Teresina. A solenidade aconteceu na Praça Pedro II, no centro, e contou com as presenças do comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, e do Secretário de Segurança, coronel Rubens.

De acordo com o comandante da PM, coronel Lindomar Castilho, participam da operação cerca de mil policiais militares que irão atuar na prevenção de eventuais furtos e roubos. O mês de dezembro é o período onde há mais movimento de pessoas nas ruas por conta do aquecimento do comércio, tendo em vista as festividades de fim de ano.

“É uma operação que já faz parte do nosso calendário, sabemos que esse mês temos que ter maior atenção porque nesse período há mais pessoas nas ruas por conta do comércio, do 13°, então necessita de mais policiamento nesse período, até porque se torna mais frequente o roubo e furto. Estamos praticamente fechando os quartéis e colocando todo o efetivo nas ruas, são mais de mil policiais”, informou o coronel.

O policiamento será reforçado nas principais zonas comerciais de Teresina. Além das lojas do centro, a Polícia Militar vai estar dando apoio nas zonas norte, sul, leste e sudeste, como explica o comandante Lindomar Castilho.

“Estaremos reforçando no Centro, mas também em outras áreas comerciais da cidade. Na zona norte, temos ali a Rui Barbosa o bairro São Joaquim que é uma área comercial forte também e necessita de um patrulhamento extra. Da mesma forma segue para a região sul, Parque Piauí, na zona leste ali na região do shopping, na zona sudeste pelo Dirceu, então o objetivo é fazer esse patrulhamento para diminuir os riscos, porque os criminosos sabem que vai ter mais dinheiro circulando com o comércio aquecido”, disse.

O presidente do Sindicato do Lojistas (Sindilojas), esteve presente na solenidade de lançamento e ressaltou a importância da operação. “É uma operação excelente para que os consumidores se sintam seguros em realizar suas compras. Sempre buscamos trazer essa tranquilidade ao consumidor. Estamos há duas semanas do Natal, é um período de maior movimentação então é muito importante que tenhamos essa operação”, disse.

Concurso da PM

Ainda nesta segunda o governador Wellington Dias irá anunciar o novo concurso da Polícia Militar que deve ofertar cerca de 650 vagas para soldados e 40 vagas para oficiais. O anúncio será feito às 12h no Palácio de Karnak.

Segundo o coronel Castilho, o objetivo é reforçar o contingente da PM no interior do estado. “O governador vai anunciar 650 vagas para soldado e 40 para oficial, devendo ter atuação no interior do estado onde o contingente da Polícia Militar necessita de reforço. Queremos completar no mínimo seis policiais nessas cidades que possui seis mil habitantes, claro que isso depende do tamanho da população e da demanda”, finalizou.

Fonte:GP1