Um homem de 79 anos, da cidade de Piracuruca, é a décima quinta morte pelo novo coronavírus no Piauí, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta terça-feira (21). Agora, o estado possui 206 casos registrados.

De acordo com a Sesapi, o homem faleceu no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, e tinha histórico de doenças cardíacas.

Além disso, foram confirmados mais de 20 novos casos da Covid-19, doença causada pelo vírus. Dentre eles, 11 são mulheres e 9 são homens, com idades que variam de 3 a 80 anos. A mais nova pessoa infectada é uma criança de três anos de idade da cidade de União.

A cidade de Nazária, situada a 30 km de Teresina, registrou o primeiro caso de coronavírus. Até o momento, 29 municípios do Piauí possuem casos confirmados: Altos (1), Angical do Piauí (1), Betânia do Piauí (1) Bom Princípio do Piauí (1), Bonfim do Piauí (1), Campo Maior (3), Caracol (1), Colônia de Gurguéia (1), Demerval Lobão (1), Esperantina (3), Floriano (2), Francinópolis (1), Inhuma (1), Itaueira (1), Lagoa do Barro (1), Luís Correia (2), Miguel Alves (2), Nazária (1), Parnaíba (1), Pedro II (1), Picos (2), Pimenteiras (1), Piracuruca (5), Ribeira do Piauí (1), São José do Divino (3), São Raimundo Nonato (5), Teresina (150) e União (2).

Conforme o boletim, 2.645 casos foram descartados e 80 pessoas diagnosticadas com coronavírus tiveram alta. Ao todo, 112 continuam internados, sendo 66 em leitos clínicos, 46 em UTI e nenhum em leito de estabilização.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta , uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: https://g1.globo.com/pi