Grêmio e Inter se enfrentam no primeiro Gre-Nal de 2020 já com o futuro em jogo em um duelo decisivo pelo Campeonato Gaúcho. O clássico deste sábado, às 16h30, no Beira-Rio, vale vaga na final do primeiro turno do Gauchão. Mas o capítulo 423 da rivalidade centenária entre gremistas e colorados também para guarda espaço para o “batismo de fogo” de estreantes dos dois lados.

O número de caras novas ainda depende das escalações guardadas a sete chaves por Renato Gaúcho e Eduardo Coudet. Mas o clássico deste sábado deve ter ao menos seis “novatos” nas formações iniciais. O número de estreantes pode ser até maior e superar as 10 novidades no decorrer do clássico.

Trata-se de um elemento a mais para um Gre-Nal que já começa quente. Afinal, o protagonismo no duelo costuma eternizar personagens na rivalidade gaúcha. Índio, D’Alessandro, Fernandão, Danrlei, Luan e Paulo Nunes são sempre lembrados por gols decisivos no clássico. Vale par o mal também. Dunga e Erazo, por exemplo, também vêm à mente por erros.

As prováveis escalações do Gre-Nal

  • Inter:
    Marcelo Lomba; Rodinei, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e MoisésDamián Musto, Edenílson, Rodrigo Lindoso e Boschilia; D’Alessandro e Guerrero
  • Grêmio:
    Vanderlei
    Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Pepê), Luciano e Everton; Diego Souza
    *Em destaque os estreantes no clássico

Inter terá ao menos quatro estreantes

Boschilia deve estrear em Gre-Nais neste sábado — Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Boschilia deve estrear em Gre-Nais neste sábado — Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Do lado do Inter, mandante da partida, as novidades começam ainda à beira do campo. Coudet viverá seu primeiro clássico no comando da equipe, em meio a decisões pela Libertadores. Caso se confirme a tendência de time titular, as laterais também terão dois estreantes: Rodinei e Moisés.

O meio-campo colorado tem mais duas caras novas. Peça-chave para a saída de jogo da equipe colorada, Damián Musto deve ser o volante da equipe. Mais à frente, Boschilia é o mais cotado para assumir a vaga de Patrick pela esquerda e para estrear em clássicos.

Quem disputa posição com ele é Marcos Guilherme, outro provável estreante neste sábado, nem que seja para o decorrer da partida. Thiago Galhardo também pode fazer seu primeiro Gre-Nal.

Grêmio tem caras novas na defesa e indefinições

Victor Ferraz é um dos estreantes do lado gremista — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
Victor Ferraz é um dos estreantes do lado gremista — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

As duas caras novas confirmadas no Grêmio estão no sistema defensivo. O goleiro Vanderlei e o lateral-direito Victor Ferraz viverão o primeiro clássico com a camisa gremista.

O meio-campo guarda duas possíveis – mas não prováveis para a equipe titular – estreias. Lucas Silva e Thiago Neves devem começar o clássico no banco. O volante é o mais cotado para dar lugar a Matheus Henrique. O camisa 10, por sua vez, ainda carece de ritmo de jogo, mas certamente ganhará minutos no clássico.

Dois prováveis reservas nas laterais também têm chances de estrear. Pela direita, Orejuela será o reserva de Victor Ferraz. Na esquerda, Caio Henrique fará sombra a Bruno Cortez, após chegar da seleção olímpica.

Grêmio e Inter se enfrentam às 16h30 deste sábado, no Beira-Rio, pelo jogo único da semifinal do primeiro turno do Gauchão. O clássico terá transmissão ao vivo da RBS TV. O GloboEsporte.com acompanha o duelo em Tempo Real com vídeos exclusivos.