O ano passado trouxe uma série de melhorias para o sistema de abastecimento de Timon. Apenas em 2019, a Águas de Timon investiu R$ 11 milhões no município, com ações que visaram o aumento do volume distribuído e o reforço da qualidade do fornecimento de água

Outra importante ação foi a construção da adutora localizada no bairro Cidade Nova, beneficiando aproximadamente 16 mil moradores. A concessionária também segue realizando a duplicação da adutora que percorre a avenida Luís Firmino, que corresponderá ao aumento de 360 mil litros de água tratada por hora.

Para o coordenador de operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra, as obras significam mais regularidade na oferta de água tratada aos timonenses. “Nossas ações são voltadas sobretudo para reforçar a qualidade do fornecimento e aumentar o volume distribuído no município. As novas adutoras significam maior disponibilidade de água nos locais que ficam mais distantes dos centros de distribuição, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio do acesso à água tratada”, avalia.

A concessionária ainda trouxe novidades para a cidade. Os reservatórios de distribuição de Timon passaram por uma manutenção preventiva com o auxílio de mergulhadores profissionais. Essa técnica foi realizada pela primeira vez no Maranhão e é feita com equipamento apropriado de mergulho, roupas esterilizadas e seladas. Além disso, a Águas de Timon também realizou a limpeza de dois mil metros de tubulação com um equipamento de alta tecnologia, chamado PIG.

Já no período mais quente do ano, o consumo de água aumentou em aproximadamente 20%. Para garantir a continuidade do serviço ofertado, a concessionária realizou a instalação de 40 válvulas ventosas em regiões estratégicas da cidade. Os equipamentos atuam na prevenção do rompimento de rede, diminuindo as interrupções emergenciais; e na melhoria do funcionamento do bombeamento, fazendo com que o sistema não trabalhe com o fluxo abaixo do ideal.

“Durante todo o ano, trabalhamos continuamente para manter a qualidade e a regularidade da água distribuída no município. Para isso, investimos em melhorias no sistema de abastecimento de água, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento”, finaliza Tadeu Bezerra.