Nesta segunda-feira (13) de manhã estão sendo anunciados os indicados aos Oscar 2020. O documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa, foi indicado a melhor documentário na maior premiação do cinema! Também tivemos destaque para “Dois Papas”, de Fernando Meirelles, com indicações para Jonathan Pryce e Anthony Hopkins.

“Democracia em Vertigem” mostra o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e a crise política no Brasil desta época adiante. O projeto foi lançado em junho de 2019 pela Netflix.

Esta é a primeira indicação de Petra Costa ao Oscar. Ela é também é responsável pelos documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio.

Veja aqui todos os indicados à categoria:

Documentário
“American factory”
“The cave”
“Democracia em vertigem”
“For Sama”
“Honeyland”

Já “Dois Papas”, dirigido pelo paulistano Fernando Meirelles, está na disputa pela estatueta de ouro nas categorias de Melhor Ator, para Jonathan Pryce, e Melhor Ator Coadjuvante para Anthony Hopkins. O drama fictício mostra o encontro de Papa Bento XVI e o então cardeal de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, futuro papa Francisco.

Melhor Ator

Antonio Banderas (“Pain and Glory”)
Leonardo DiCaprio (“Once Upon a Time in Hollywood”)
Adam Driver (“Marriage Story”)
Joaquin Phoenix (“Joker”)
Jonathan Pryce (“The Two Popes”)

Melhor Ator Coadjuvante
Tom Hanks (“A Beautiful Day in the Neighborhood”)
Anthony Hopkins (“The Two Popes”)
Al Pacino (“The Irishman”)
Joe Pesci (“The Irishman”)
Brad Pitt (“Once Upon a Time in Hollywood”)

A cerimônia acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles. Veja todos os indicados aqui.