Até o mês de dezembro deste ano, os hospitais do Parque Piauí e do Buenos Aires terão ambulatórios voltados à oferta de prótese dentária, dispositivo removível que substitui dentes perdidos. A ação faz parte da restruturação do setor de saúde bucal, promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que também disponibilizará à população o serviço de urgência odontológica 24h, durante todos os dias da semana, em seis estabelecimentos de saúde espalhados pela cidade.

Atualmente, a colocação de prótese dentária já é feita por 37 equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Teresina e, até o final do ano, as demais poderão encaminhar usuários que necessitem do serviço aos dois novos ambulatórios. “A perda dos dentes, total ou parcial, traz prejuízos fisiológicos e sociais ao indivíduo. Queremos devolver o sorriso saudável para essas pessoas e também incentivá-las a ter higiene bucal, para evitar doenças na boca e no organismo”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

Para quem tem urgência odontológica (como dor de dente), a FMS disponibilizará serviço de urgência em horário integral, em todas as zonas da cidade: UPAS do Satélite, Promorar e Renascença e nos hospitais da Primavera, Santa Maria da Codipi e Monte Castelo. “Hoje, os usuários encontram o serviço 24h em três locais. Porém, cinco já funcionam no turno da noite e finais de semana. Com a reorganização, pretendemos beneficiar as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta o gerente de Saúde Bucal da FMS, Rodrigo Martins.

Conheça mais serviços odontológicos ofertados pelo SUS

Os serviços odontológicos das UBSs envolvem avaliação da saúde bucal, limpeza, remoção de tártaro supragengival, procedimentos restauradores, extrações dentárias e ações de prevenção. Nos casos de maior complexidade, os usuários são encaminhados para um dos três Centros de Especialidade Odontológica. Ali, são realizados tratamentos de canal, periodontais, casos cirúrgicos de maior complexidade, além de ações que contribuem com o diagnóstico de câncer de boca.