Será aberta, nesta quarta-feira (16), o 8º Festival Nacional de Teatro do Piauí, sediado em Floriano.

Até 20 de outubro grupos de teatro de todo país se apresentarão em pontos diferentes: Espaço Cultural Maria Bonita (10h30 para os espetáculos infantis; 19h para os monólogos e 21h para o teatro adulto); Teatro Cidade Cenográfica (9h para os espetáculos infantis e 15h para o teatro adulto) e Cais do Porto (20h).

Os participantes vêm dos estados do Piauí, Rio de Janeiro, Alagoas, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Bahia, que apresentarão espetáculos adultos (drama, comédia, monólogo, teatro de rua) e infantis (bonecos, musical, teatro de fantoches).

Também serão oferecidas oficinas e palestras, abertas ao público. As oficinas ofertadas são: Criação de Monólogos, Processos Teatrais Híbridos, Vivências em Gestão e Manutenção “Espaço e Repertório”, o Corpo Anfíbio, Iniciação em Literatura de Cordel e Das Brincadeiras Populares ao Batuque do Pandeiro.

Este ano o festival homenageia o ator e jornalista Nilson Ferreira, pelos seus 30 anos como ator.

A realização é do grupo Escândalo Legalizado Teatro (Escalet), Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Sistema de Incentivo à Cultura/SIEC e Grupo Claudino e Credishop.