A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Subseção de Campo Maior e das Subcomissões da Mulher Advogada e de Apoio a Vítima de Violência, realizará no dia 25 de outubro o “I Fórum sobre Violência Obstétrica”. O evento acontecerá no Plenário do Júri, no Fórum de Campo Maior, das 7h30 às 17h30. A ação também conta com o apoio da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres e visa debater, buscar soluções e avançar no assunto em um âmbito jurídico e científico.

A violência obstétrica é caracterizada pela apropriação do corpo e dos processos reprodutivos da mulher, interferindo na sua autonomia e na capacidade de a mesma decidir livremente sobre seu corpo. Além disso, a violência obstétrica acaba por ferir a dignidade e o valor humano das mulheres, visto que são submetidas por procedimentos que resultam em traumas e em consequências físicas graves, como por exemplo, infecções, hemorragia e até mesmo na morte.

“É uma violência que produz lesões do psicológico ao físico, atingindo mulheres que são atendidas tanto em hospitais públicos como privados. Além disso, por vezes a violência obstétrica se estende aos seus bebês, resultando na mortalidade materna e neonatal”, afirma a Presidente da Comissão de Apoio a Vítima de Violência, Alba Vilanova.

Os interessados deverão se inscrever na sede da Subseção de Campo Maior, localizada na rua Benjamin Constant, Nº 895- Centro e fazer a doação de 1Kg de alimentos não-perecíveis no dia e local da inscrição.