A Prefeitura de Teresina inaugurou hoje (26) uma das maiores estruturas entre as unidades de ensino da Rede Municipal. Localizada no bairro Gurupi, zona Sudeste, a Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho atende 533 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A solenidade de inauguração faz parte das comemorações pelos 167 anos da capital.

A nova escola municipal funciona em jornada de tempo integral, com disciplinas que vão além da geografia e matemática, estimulando nos jovens, habilidades com o xadrez, teatro, entre outros. São 15 salas de aula climatizadas, laboratório de ciências, refeitório, pátio coberto, quadra poliesportiva e uma variedade de salas para leitura, atividades práticas e dança. A unidade de ensino é toda adaptada com acessibilidade.

A obra custou R$ 3.252.721,33 com recursos do Ministério das Cidades, Salário Educação e Prefeitura Municipal de Teresina. Entre elogios e planos para a educação municipal, o prefeito Firmino Filho lembra que essa deve ser a prioridade de toda gestão. “Somente com a educação podemos pensar em uma sociedade mais justa, por isso nossa alegria ao inaugurar uma escola tão bonita, cheia de vida e capaz de apoiar os jovens em seus sonhos”, conclui Firmino.

Segundo o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, Teresina cresce em estrutura e oportunidades. “A Escola Municipal Ubiraci Carvalho tem o conforto e a segurança que os alunos precisam para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais, com todas as ferramentas para a construção de um futuro melhor”, disse.

A entrega contou com a participação de muitos líderes comunitários e admiradores do ex-deputado estadual e professor Ubiraci Carvalho, que dá nome à escola. De acordo com o diretor Samuel Rógeres, a comunidade está animada com a inauguração. “Estamos em festa, porque arrisco dizer que é uma das escolas mais bonitas do Brasil e exatamente nessa comunidade. Investir assim na educação é apostar em algo maior para esses meninos e meninas”, afirma o gestor.