Se você estiver em sintonia com seu corpo, haverá alguns sinais sutis que ele precisa se exercitar. Aqui estão quatro dos mais comuns.

  1. Você ganha peso

Nós todos sabemos que o exercício ajuda a queimar o excesso de calorias, no entanto, quando estamos negligentes em fazê-lo ou fazê-lo e não ajustamos nosso hábito alimentar de acordo, começamos a ver o aumento de números na balança. Uma maneira de reduzir esse número novamente é começar a se exercitar. Perder peso é um jogo de números e 70% é controlado pela quantidade e tipos de alimentos que comemos, mas os 30% restantes vêm do exercício.

2-Você sente seu dia menos fácil

O exercício aumenta o ritmo cardíaco e respiratório, mas quando deixamos de nos exercitar, certas condições de saúde podem começar a se desenvolver. Por exemplo, se você não se exercita há algum tempo, será mais fácil subir um lance de escadas? É mais difícil passar o dia agora do que era quando você se exercitava rotineiramente? Se assim for, seu corpo está lhe dizendo que sua saúde está começando a se deteriorar e é hora de voltar às atividades físicas novamente e obter sua respiração e sistemas de circulação de volta em forma.

3-Você não está dormindo tão bem

A atividade física regular não só ajuda você a adormecer mais rápido, mas a permanecer mais tempo dormindo e ter uma melhor qualidade de sono – o tipo REM. Se você perceber que não está dormindo tão bem agora que não está se exercitando como estava quando estava se exercitando regularmente, é a maneira como o seu corpo lhe diz que é hora de começar de novo.

4-Você está mais estressado

O exercício é um dos grandes redutores de estresse. Se nada mudou para adicionar mais estresse em sua vida, mas você parece estar mais ansioso do que quando você estava se exercitando regularmente, sua mente está lhe dizendo para começar a se exercitar novamente.

O estresse excessivo também pode ser a causa de algumas das outras coisas que você está enfrentando devido à falta de exercício, como ganho de peso e insônia. Além disso, pode causar uma série de outras condições crônicas de saúde, se não for controlada, como doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto, etc.

E o risco de todas estas condições pode ser reduzido apenas voltando a se exercitar regularmente e deixar o estresse drenar longe do seu corpo enquanto trabalha.

Se você começar a sentir qualquer um desses quatro sinais, volte para o hábito do exercício. Não só irá melhorar fisicamente, mas mentalmente também … na verdade, provavelmente mais.

Seu corpo mostra os sinais, faça sua leitura!

Renato Gomes
Personal Trainer
CREF- 0001035/G