Se a vida começa aos 40, Melissa está pronta para escrever novos capítulos incríveis. A marca de calçados e acessórios chega a quatro décadas de história cheia de novidades para celebrar. A primeira de muitas vem, claro, em forma de produto. Melissa apresenta a dupla Alma e Origem, duo de sapatilha e bolsa com trama e material inspirados nos antigos garrafões de vinho em plástico, do grupo Grendene, que chegaram para substituir as peças até então feitas de vime.


Bolsa Origem e sapatilha Alma: homenagem aos valores do grupo Grendene

Desde o início, na década de 70, o plástico foi a principal matéria-prima da empresa. Os irmãos Pedro e Alexandre, na cidade gaúcha de Farroupilha,  o utilizavam para produzir telas que envolviam garrafões de vinho – tradicionais da região. Melissa enxerga esse olhar para o passado como uma forma de reinventar o presente e se preparar para o futuro.

A campanha de produtos para os 40 Anos de Melissa tem a assinatura de Pol Kurucz, fotógrafo e videomaker francês, cuja série de imagens “The Normals” acabou de lhe render o título de um dos vencedores do World Photography Awards. Seus trabalhos já foram publicados em mídias nacionais e internacionais, como The Guardian e CNN, além de já terem sido expostos em icônicas galerias como ArtExpo (NYC), Lincoln Center (NYC), Shangai Fashion Week (Shangai), RedDot (Miami) e Lumas (Paris).

“Futuro Extraordinário” é o nome escolhido para alinhar a visão da marca para esse momento e batiza as atividades que começam em maio e vão até outubro. Começamos olhando para nossas bases históricas com o lançamento exclusivo de Alma e Origem, que além de campanha digital, ganha uma instalação criada pelo artista Abidiel Vicente na reabertura da Galeria Melissa em São Paulo, que apresenta um novo projeto para o público (assinado por Houssein Jarouche) no início de maio. Seguimos, mês a mês, como relançamentos de produtos icônicos que prometem mexer com a memória afetiva do público e entregar nossa visão de como eles seriam nos dias de hoje; até outubro, quando apresentamos aos consumidores um novo produto, bastante especial, confeccionado a partir de nossos ideais de futuro.

Estão previstas, ainda, ativações interativas que convidam o público a celebrar conosco a nova idade em grandes capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife), além de conteúdos digitais em que convocamos influenciadores ligados aos temas dos produtos para trazerem suas visões de futuro que idealizamos dentro de nós.

“Melissa só existe, há 40 anos, porque é formada por histórias como essa, de pessoa dedicadas, esforçadas e, acima de tudo, criativas e visionárias. Dos funcionários, aos parceiros e clientes. Cada um dos que construíram os passos da nossa trajetória, ou participaram de forma brilhante dela, chegam aqui conosco e são quem desejamos homenagear com esses dois produtos que abrem nossas comemorações. É para elas, e com elas, que desejamos trilhar os próximos anos”, diz Raquel Scherer, Gerente Geral da Divisão Melissa.

Alma e Origem começam a ser vendidos
em 10 de maio, nas lojas físicas e na loja online oficial da marca.w

Sapatilha Alma: R$ 159,90 (disponível em preto, branco, marrom e amarelo garrafão)
Bolsa Origem: R$279,90 (disponível em branco, marrom e amarelo garrafão)


1971, na fábrica de Grendene, os garrafões que inspiram hoje o produto comemorativo