Ex-aluno da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Freitas, lançará seu livro “Arte, Educação, Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança”  o lançamento acontece nos dias4 e 5 em Brasília. O título conta a trajetória de sucesso de um grupo de dançantes que ousou sonhar com a transformação de suas vidas por meio da arte e da educação. A edição bilíngue (português/inglês) conta com 246 páginas ilustradas.

O evento será realizado no dia 4 de abril, às 17h, na casa de chá Provanza, localizada na 103 norte e no dia 5 de abril, às 19h, no restaurante Naturetto, na 405 norte. Freitas estará presente com o seu parceiro de livro Flávio Brebis, professor, jornalista e ex-coordenador de Diversidade do governo do DF.

Sobre o Livro:O Cordão Grupo de Dança é um grupo formado por jovens, estudantes e egressos da Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão, no bairro Renascença III. Em fevereiro de 2015 completou 10 anos de existência e, ao longo daquele tempo, desenvolveu com dança um trabalho que alia o fazer artístico a objetivos educativos e de inclusão no cenário cultural local, chegando a lograr êxito em apresentações competitivas realizadas em festivais de nível internacional. Essa iniciativa mostrou-se de grande valor na formação daquelas pessoas, crianças e jovens, artistas/educandas/os, no que concerne à composição de representações positivas de questões tal como a formação identitária (HALL, 2006), dentre outras, e à própria cidadania da dança, que se observa através da memória corporal de um corpo social produzido, dentre outras, por meio da cultura da dança (NAVAS, 2009).

Em Teresina, Piauí, muitos artistas tiveram o início de sua trajetória (artística) dentro da escola formal onde, por meio de projetos subsidiados pelo poder público, tais indivíduos puderam, concomitantemente, conviver com dois pensamentos: o de uma educação formal, que ainda privilegia o domínio cognitivo (a mente), e o de uma educação não formal, que privilegiaria o corpo. Não só em Teresina, mas em qualquer lugar do mundo, um maior e melhor entendimento sobre os benefícios de uma educação corporal, uma “consciência do corpo” (GIL, 2013) para, dentre outros objetivos, o desenvolvimento pessoal e social de uma pessoa, será de enorme ajuda enquanto meio dentro de qualquer processo de ensino e de aprendizagem, formal ou não formal, o qual estará diretamente relacionado à formação identitária que se processa naqueles mesmos corpos. Refletir sobre aspectos que influenciam na formação de um corpo, nos dias atuais, torna-se de valor inestimável, principalmente quando se leva tal reflexão para um campo onde, pessoas, educandos/as jovens, estão em pleno processo de formação, a priori dita educacional, mas em termos mais abrangentes, em uma formação integral.

Ex-aluno da UnB lança livro sobre arte, educação e inclusão

Roberto Freitas estará presente com o seu parceiro de livro Flávio Brebis, professor, jornalista e ex-coordenador de Diversidade do governo do DF.

Serviço: Lançamento do livro: “Arte, Educação, Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança”

Data: 4 de abril
Hora: às 17h
Local: casa de chá Provanza – 103 norte em Brasília

Data: 5 de abril
Hora: 19h
Local: restaurante Naturetto – na 405 norte em Brasília