A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo trabalhos na área odontológica, preocupada em ofertar um serviço de qualidade à comunidade. Durante o ano de 2018, mais de 50 mil procedimentos odontológicos foram realizados, além de consultas, visitas domiciliares e outros serviços. A equipe realizou ainda um levantamento epidemiológico nas escolas e um trabalho de conscientização e prevenção de agravos relacionados a saúde bucal. A medida, segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Natacha Kalu, visa diminuir a incidência de crianças com cárie, melhorando sua qualidade de vida.

Outro avanço importante, se dá nos consultórios odontológicos nas UBS’s, que estão se readequando segundo as normas do Conselho Regional de Odontologia – CRO, o que garante um atendimento mais eficiente. As equipes que atendem às UBS’s realizam entre outros trabalhos, o pré-natal odontológico, essencial para a saúde da mãe e do bebê. “Temos ainda metas especificas para 2019, como aumentar o número de procedimentos realizados, levando mais saúde à população, bem como o trabalho preventivo, com palestras ofertadas acerca de temáticas relevantes à saúde bucal”, ressaltou Natacha Kalu.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Thais Braglia, a meta do município é baixar o índice CPOD, que mede a prevalência de cáries dentárias, levando atendimento odontológico a todas as UBS’s.